O Ranking Nacional do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016, publicado nesta terça-feira (12) nas versões impressa e digital do jornal Folha de São de Paulo (Folha), um dos periódicos de maior circulação do país, apresenta, para análise de desempenho, a média de notas de cada escola nesta avaliação. O levantamento foi produzido pelo jornal paulista a partir dos resultados do Enem de 2016 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Foram excluídas do ranking escolas com menos de dez alunos do 3º no exame e/ou com menos de 50% do total de seus estudantes na prova, seguindo critérios do MEC de anos anteriores. A lista divulgada pela Folha considera todas as escolas, a partir dos critérios acima, independentemente da quantidade de alunos (porte da unidade). Isso resultou em uma relação de 17.170 escolas públicas e privadas. A média foi calculada pela Folha com as quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, sem contar a redação).

Este ano, mais uma vez, quando consideradas apenas as escolas de grande porte (com mais de 90 alunos matriculados no ensino médio regular seriado) e Indicador Socioeconômico Médio, cuja a unidade administrativa seja a rede pública, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense – unidade que oferta ensino integral -, obteve a melhor média geral no país nas provas objetivas, com 542,68 pontos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, todos os 307 estudantes do Atheneu Sergipense, alunos da 3ª série do ensino médio integral, que fizeram as provas do Enem 2016, com suas notas nesta avaliação, conseguiram acessar o ensino de nível superior em instituições de ensino públicas e privadas em diversos estados do país, “o que significa dizer que tivemos uma aprovação de 100% no Enem dos alunos que concluíram o ensino médio no Atheneu no ano passado, um número alcançado apenas por esta escola em todo Estado”, destacou.

No mesmo ranking, o Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, localizado no município de Simão Dias, obteve a melhor média geral do país nas provas objetivas, quando consideradas as escolas de grande porte e Indicar Socioeconômico Baixo. A partir de 2018, juntamente com outras 24 unidades escolares da rede estadual, essa escola simão-diense, vencedora da etapa Estadual do Prêmio Gestão Escolar 2017, iniciará a implementação do Programa Estadual de Ensino Integral Escola Educa Mais.

Melhores da rede estadual

O levantamento produzido pela Folha permite filtrar os resultados por estado; dependência administrativa (municipal, estadual, federal e privada); porte da escola, em número de alunos matriculados no ensino médio (1 a 30; 31 a 60; 61 a 90; maior que 90); e indicador socioeconômico (muito baixo, médio baixo, baixo, médio, médio alto, muito alto e alto).

Para se chegar às 10 melhores escolas estaduais de Sergipe no Ranking Nacional do Enem de 2016, foram consideradas todas as escolas da rede estadual de ensino, independente do porte e do indicador socioeconômico. Utilizando este critério de filtragem, entre as 10 primeiras escolas estaduais do ranking, quatro delas são de tempo integral.

Fonte: Ascom SEED

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here