O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Do seu consumo depende a maior carga energética do corpo.

Alguns alimentos muito saudáveis para o café da manhã podem ter um impacto positivo no rendimento do dia.

Tomar café da manhã tem muitos benefícios:

  • Ativa o corpo depois de um longo período de jejum.
  • Aumenta as endorfinas conhecidas como os hormônios da felicidade.
  • Melhora o humor, o rendimento e a criatividade.

Além disso, um café da manhã com alimentos saudáveis diminui o risco cardíaco. Também reduz a ansiedade e o estresse.

Criar o hábito de tomar café da manhã é o primeiro passo para uma vida saudável. Consumir os alimentos adequados ajuda a comer corretamente no resto do dia.

Se a primeira refeição for pouca ou carregada de muito açúcar, no meio da manhã o corpo vai sentir fome. Em troca, uma boa dose de proteína e de glicose manterá seu corpo saciado até a próxima refeição.

No caso das crianças é fundamental o café da manhã, pois está associado a uma maior capacidade de aprendizagem e atenção. Além disso, influencia no humor.

Lista de alimentos saudáveis para o café da manhã

Um café da manhã saudável deve ter proporções de proteínas, cereais e frutas. Essa combinação ajuda a ativar o corpo.

Cereais

  • A aveia é um dos alimentos mais saudáveis para o café da manhã. Uma tigela de aveia dá uma sensação de saciedade e contribui para a digestão. Contém potássio, ômega 3 e ajuda na saúde do coração.
  • Os cereais integrais oferecem os carboidratos que o corpo necessita. Como são complexos, não têm a ação rápida dos hidratos de carbono simples. Assim, se mantém por mais tempo a sensação de estômago cheio.
  • Um par de fatias de pão integral ou uma xícara de cereal integral pode ser uma boa opção. Também pode-se substituir por frutos secos, como uvas passas e amêndoas.

Leite ou derivados lácteos embora haja controvérsia sobre o consumo de lácteos, o leite é uma boa opção para o café da manhã.

É importante escolher entre os derivados do leite mais fáceis de serem digeridos: iogurte, requeijão ou queijo fresco. Os lácteos pesados deixam a digestão e o rendimento do dia lentos.

Antes de escolher o leite de vaca, lembre-se de que os leites vegetais são uma opção mais nutritiva. São ricos em açúcar, têm um alto teor de vitaminas e minerais e, além disso, têm poucas calorias e são mais fáceis de serem digeridos.

É possível escolher entre o leite de amêndoas, de arroz ou de aveia. Eles, inclusive, podem ser preparados em casa.

As vitaminas com frutas são alimentos muito saudáveis para o café da manhã. Podem ser complementadas com aveia ou outro cereal integral. São uma boa opção para um café da manhã rápido.

Proteínas

consumo de proteínas no café da manhã aumenta a sensação de saciedade. Além disso, diminui a necessidade de carboidratos.

  • Um sanduíche ou um lanche integral com peito de frango ou de peru é muito saudável. Também se recomenda consumir ovos cozidos ou mexidos.
  • As vitaminas proteicas são uma boa opção para o café da manhã. É importante ler bem as informações nutricionais antes de consumi-las, pois algumas são ricas em gorduras e açúcares.

Frutas

O café da manhã deve incluir uma porção de frutas do tamanho de uma xícara. Você pode adicioná-las a um cereal, à alguma vitamina ou comer apenas a fruta mesmo.

As frutas oferecem o açúcar que o corpo necessita para ser ativado. Seu sabor doce também ajuda a diminuir a ansiedade. São ricas em vitaminas e minerais.

As frutas cítricas como a toranja ou a laranja são as mais indicadas. Ambas contam com um alto teor de açúcar e vitaminas. Uma boa opção pode ser preparar uma bebida isotônica com o suco da fruta.

Outras opções de alimentos saudáveis

  • A banana é um alimento rico em potássio. É uma opção de lanche no meio da manhã para recarregar as energias. Também pode ser incluída no cereal.
  • O café é um bom estimulante matutino. Seu consumo adequado energiza o corpo e acelera o metabolismo. Em excesso pode causar insônia ou ansiedade.
  • As manteigas vegetais são alimentos muito saudáveis para o café da manhã. Pode-se optar por uma rabanada de pão integral com pasta de amendoim ou amêndoa acompanhada de uma porção de frutas.

Alimentos que você deve evitar durante o café da manhã

  • Os carboidratos simples: é o caso de bolos e pães doces. Apesar de oferecerem uma boa carga energética ao corpo, sua duração é curta. Além disso, contribuem para aumentar a ansiedade.
  • O consumo em excesso de lácteos e açúcares: no caso dos açúcares, não oferecem nutrientes. Os lácteos em excesso, por sua vez, podem ocasionar transtornos digestivos.
  • As gorduras saturadas: contribuem para o excesso de peso e para problemas cardiovasculares.

Fonte Melhor com Saúde

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