O humor está cada dia mais sendo levado a sério.  O ditado popular que diz “rir é o melhor remédio”, tem sido comprovado cientificamente como garantia para uma boa saúde.

            Claro que nem sempre estamos dispostos a rir. A vida é feita de altos e baixos. Linearidade só a morte. Portanto ninguém está imune a problemas.  A diferença está na forma como lidamos com os obstáculos do dia a dia, como interpretamos as informações provenientes de todos os nossos sentidos que chegam ao sistema nervoso central. A intensidade, o tom que damos a estas informações, difere de pessoa pra pessoa, de acordo com a maneira como cada um percebe a realidade. Por isso precisamos rever a nossa postura diante das situações e do mundo.

            Apesar dos esforços de muitos profissionais, a nossa cultura ainda não está acostumada a considerar algumas emoções, como a solidão, insegurança, medo e mau humor, como a causa de algumas doenças. Por isso, o bom humor é altamente recomendado como antídoto a doenças psicossomáticas, ou seja, aquela que a mente influencia o corpo.

Bons momentos de risadas são ótimos para o sistema endócrino e imunológico, baixam os níveis de hormônios associados ao estresse e faz com que nosso sistema de defesa se fortaleça.  A ciência vem provando que os doentes que tem o bom humor introduzido em suas rotinas necessitam, por exemplo, de uma dose menor de medicamentos contra a dor, abreviando as internações. E os hospitais ressaltam a importância deste recurso, tanto que recebem em seus ambientes os famosos grupos “Doutores da Alegria” porque entendem os benefícios do riso como complemento do tratamento do paciente. No caso da criança, por exemplo, ela fica mais ativa e aceita melhor a alimentação e os medicamentos. Mas as consequências positivas provocadas pelo bom humor atingem a todas as faixas etárias.

Portanto, encarar as fases da vida com bom humor torna-a mais leve e menos suscetíveis às doenças. E se você ainda tem alguma dúvida sobre o que leu até aqui, lanço a pergunta: você já viu alguém que sempre está mal-humorado, irritado, e que não tenha problema de saúde?

Fonte G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here