O Projeto Estrela Guia do Grupo de Apoio à Crianças com Câncer (GACC) reuniu profissionais da saúde nesta quinta-feira (1º) para fazer um alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

“Estamos felizes em realizar mais uma ação do projeto e construir esta ponte em mais município. Neste primeiro momento reunimos os profissionais que atuam na saúde para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer. A doença tem cura mas infelizmente percebemos a deficiência da rede. A assistência ao câncer infantojuvenil fica muito à desejar e observamos que muitas crianças já chegam ao GACC com a doença muito avançada. O projeto atua exatamente para diagnosticar e começar logo o tratamento”, explica Regimari Dias, coordenadora do projeto Estrela Guia.

A segunda etapa do projeto vai levar o consultório móvel para oferecer o serviço. “As crianças que passaram por uma triagem serão atendidas. São crianças que apresentam algum tipo de suspeita. A data da ação ainda será definida. Toda a equipe de atenção básica, que é a porta de entrada do sistema de saúde, deve estar atenta aos sinas de qualquer suspeita para fazer o diagnóstico precoce para conseguimos alcançar a cura”, reforça.

Regimari adiantou que o projeto Estrela Guia vai propor ao município a realização de cursos voltados para a oncologia pediátrica. “O GACC não tira a responsabilidade do município mas trabalha em parceria com o poder público. Este primeiro momento foi muito enriquecedor. O consultório móvel vem atender às crianças e o trabalho tem que continuar”.

O médico oncologista Venâncio ministrou uma palestra sobre o diagnóstico precoce do câncer. “Foi um momento de grande satisfação falar sobre um assunto tão importante e necessário para médicos, enfermeiros e agentes de saúde. É uma das formas de tentar melhorar a atenção às crianças e explicar sobre os níveis de cura da doença para capacitar a equipe que deve ficar atenta aos sinais suspeitos para iniciar imediatamente o diagnóstico. O projeto realizado um trabalho muito importante e é sempre muito bem-vindo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here