A intolerância se trata de um problema que afeta muitas pessoas, e se trata da incapacidade do organismo de digerir a lactose encontrada no leite e outros produtos derivados. Vamos saber mais…

INTOLERÂNCIA A LACTOSE, SAIBA MAIS

Existem  alguns tipos de intolerância, venha conferir:

  1. Intolerância primária: Tem como resultado o envelhecimento, bem comum em pessoas com idade avançada. Pois geralmente com o tempo o corpo diminui a quantidade de lactase produzida, podendo gerar um quadro de intolerância.
  2. Intolerância secundária: Tem como resultado algum ferimento ou doença, como doença celíaca e gastroenterite por exemplo.
  3. Intolerância congênita: Quando já nascemos com o problema, por mais difícil que pareça, podemos nascer com a deficiência total de lactase no organismo.

A intolerância acontece como uma consequência de outro tipo de problema: deficiência de lactase. Isso acontece quando o intestino deixa de produzir quantidades necessárias da enzima, que tem como função quebrar as moléculas de lactose e transforma-las em glucose.

Sintomas:

Podem aparecer de 30 minutos até 2 horas após o consumo de leite ou derivados.

  • Inchaço
  • Dores abdominais
  • Náuseas, muitas vezes seguida de vômitos
  • Diarréia

Não podemos nos esquecer nunca, de sempre procurar a orientação de um médico, sempre que aparecer qualquer tipo de sintoma.

Veja agora algumas receitas de leites vegetais para estar substituindo o leite de vaca.

Leite de Arroz

Nutritivo e cheio de vitamina D, além de ser digestivo e possuir pouca gordura. Ainda favorece a ação do sistema imunológico.

5 copos de água filtrada
1 xícara de arroz
Essência de baunilha

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo em fogo médio, apenas tome cuidado com a quantidade de baunilha, pra não ficar muito forte. Deixe no fogo até cozinhar o arroz, quanto mais tempo no fogo, mais grosso o leite. Depois de pronto coloque no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Peneire a mistura extraindo somente o leite e se acaso ficar muito grosso basta colocar um pouco de água quente.

Pode ser usado puro ou como substituto de leite de vaca em alguma receita, misturado com café ou achocolatado, e ai vai da sua imaginação. Faça tentativas, você pode se adaptar com algumas, outras nem tanto.

Fonte: Dicas do dia a dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here