A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica aderiu a “V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose” que ocorrerá no primeiro semestre do ano letivo de 2018, em escolas públicas do município com vulnerabilidade social e elevado risco de ocorrência para estas doenças.

“Essa campanha pretende alcançar alunos de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo é orientar sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato”, explica, o Coordenador de Vigilância Epidemiológica do Município, Carlos Carvalho.

Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e Exame dos Contatos, Profilaxia para as Geo-helmintíases, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e dos contatos domiciliares, além de exame parasitológico de fezes para esquistossomose, tratamento dos estudantes e se indicado tratamento dos conviventes e coletivo.

O Secretário de Saúde, Cleverton Oliveira, apontou como importante seguir o calendário do Ministério da Saúde, tendo como consequência saúde pública de qualidade.

“Seguir o calendário do Ministério da Saúde, estar inserido em seus respectivos programas é de grande importância para garantir aos cidadãos e cidadãs lagartenses a eficácia na prevenção de muitas doenças. O nosso objetivo é garantir a prevenção da população”, apontou Cleverton.

Fonte: Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here