O Glaucoma é um conjunto de diversas doenças distintas que envolvem a pressão intraocular associada a neuropatia óptica. Por conta disso, possui características bem específicas, em que ocorre um dano no nervo óptico – parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro, causando a perda progressiva (se não tratada) e irreversível da visão.

Por isso, nos últimos meses, a Secretaria de Saúde de Lagarto movimentou-se para reiniciar o “Projeto de Combate ao Glaucoma”, suspendido por sofrer quedas no repasse de recursos que são oriundos do Governo Federal.

Depois de muitos esforços por parte do Secretaria de Saúde e da gestão municipal, foi feita a convocação daqueles usuários que estavam inseridos no programa no momento da suspensão, e, assim, promover o recadastramento e consequentemente ter a possibilidade de dar continuidade ao referido tratamento.

“Passamos dois dias em tempo integral à disposição da população. Tivemos uma procura enorme, todos fizeram seus respectivos recadastramentos junto a Secretaria de Saúde”, disse Patrícia Fontes, responsável pelo Projeto de Combate ao Glaucoma, em Lagarto.

O Núcleo de Atenção Especializada esteve durante os dias 25 e 26 de Abril no ginásio de esportes do Tiro de Guera-06/015 com toda sua equipe de profissionais preparados para atender a todos.

Segundo as informações da Coordenação de Informações e Estatísticas da Secretaria de Saúde, o número de pessoas que buscaram o recadastramento ultrapassou os 800 e foi considerado positivo o chamamento e principalmente a atenção dispensada por parte do usuário.

O Secretário de Saúde, Cleverton Oliveira, destacou a confiança do usuário na administração como fator principal. “Você faz uma convocação e obtém o resultado positivo, é sinal de que os usuários do SUS em Lagarto confiam no trabalho da administração municipal. Isso só nos fortalece para buscar realizar mais ações”, apontou o Secretário de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here