Simão Dias amanheceu em festa neste 12 de junho, data em que se comemora os 128 anos do do município. Simãodiense nato, o governador Belivaldo Chagas participou, na manhã desta terça-feira, da Missa em Ação de Graças pela Emancipação Política da cidade, realizada na Igreja Matriz Senhora Sant’Ana. Logo em seguida, durante o Ato Oficial de hasteamento de Bandeira, na praça Barão de Santa Rosa, o chefe do Executivo estadual anunciou investimentos em obras para o município.

“Aproveitamos o momento em que Simão Dias completa os seus 128 anos para anunciar que, neste mês do aniversário da cidade, daremos ordens de serviços para asfaltamento de diversas ruas, recuperação do asilo, algumas praças serão contempladas também, além de recuperação da rodovia Pedro Valadares, que liga a cidade à rodovia que vai de Simão Dias à Poço Verde. Obras que serão anunciadas até o final do mês para que sejam executadas no menor espaço de tempo possível. Um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões”, declarou o governador.

Para o prefeito Marival Santana, o apoio do governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento do município. “Ficamos bastante felizes em receber o governador aqui em comemoração pela Emancipação Política de nosso município, e ouvir esse anúncio de tantos recursos que serão destinados a Simão Dias. Serão mais de 50 ruas que serão pavimentadas em massa asfáltica e é um momento muito feliz poder anunciar mais esse presente do governo do Estado para o nosso município. Com isso, podemos perceber o compromisso que o governo tem com a população de Simão Dias”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jorgeval Santana, também destacou os investimentos do governo estadual em Simão Dias. “ Quero agradecer ao governador pelos vários projetos que tem trazido para Simão Dias, sem olhar agrupamento político, mas o bem da população”, discursou.

De acordo com o professor Edvaldo da Conceição Santos, os investimentos anunciados ajudarão o município a se desenvolver cada vez mais. “Simão Dias é uma cidade de pessoas muito trabalhadoras, temos mais um governador filho da nossa terra, administrando nosso estado. E hoje só temos que comemorar, pois neste dia especial, recebemos este anúncio feito por Belivaldo Chagas, de obras importantes que trarão mais desenvolvimento para o nosso município”.

O ato solene contou também com execução do Hino Nacional pela Filarmônica Lira Santana e Coral da Escola Maria Rabelo Barreto. Assim como o parabéns simbólico e distribuição do bolo comemorativo ao aniversário da cidade.

Na ocasião, o professor e cordelista Gilmar Ferreira falou das “brefaias e burundangas” do município, em referência ao folclorista José de Carvalho Déda, autor do livro homônimo, para ressaltar o sentido de pertencimento à terra e o orgulho dos filhos de Simão Dias e daqueles que escolhem a cidade para viver. “Brefáias e burundangas significam coisas pequenas, mas que no ponto de vista de Carvalho Déda e no meu também, não são pequenas, são grandiosas porque lembram o nosso povo, o nosso lugar o nosso sentido de pertencimento à nossa terra”, explicou.

Já Belivaldo aproveitou a oportunidade para enaltecer a sua terra e os seus conterrâneos. “O fato é que, como bem lembrou o nosso professor Gilmar, entre brefaias e burundangas, Simão Dias já cresceu grande, até mesmo porque temos a felicidade de termos como padroeira da nossa terra, Senhora Sant’Ana. Simão Dias tem se destacado no cenário político estadual e nacional, no campo artístico e literário, também na agricultura, tendo sido por muito tempo destaque no Nordeste na produção de milho. E também se destaca na pecuária. Simão Dias, cujos filhos têm orgulhando a todos nós. Quero dizer da minha alegria e satisfação de poder estar aqui do lado do prefeito, dos vereadores, amigos e conterrâneos e dizer que aqui a gente se sente em casa, mesmo aqueles que não nasceram em Simão Dias, mas escolheram Simão Dias para morar. Que a gente não esqueça nunca da nossa terra. Para mim, não existe lugar melhor que a minha querida Simão Dias”, colocou Belivaldo. 

Missa

Durante a missa, o padre Jorge Tavares fez um apelo pela paz e falou da responsabilidade daqueles a quem Deus atribui talentos diante da sociedade. “Deus concede a paz a seu povo, e concedendo a paz a seu povo, Deus quer que esse mesmo povo conserve a paz no seu interior, na sua família para que a cidade possa caminhar bem. Para que a cidade viva em paz é preciso que seus moradores tenham paz interior e cultivem a paz. Então, de acordo com a primeira leitura de hoje, vamos pedir a Deus o dom da paz. O segundo ponto, a partir do evangelho de hoje, é que podemos perceber que Deus nos concede talentos. Durante esses 128 de história do município, Deus concedeu talentos a tantas pessoas desta cidade. Filhos ilustres dos quais nos lembramos, médicos, professores, advogados, políticos, todos que são chamados por Deus para que coloquem em prática seus talentos a serviço do povo. É importante compreender que os talentos são dados por Deus e ele vai cobrar os talentos dados ao seu povo”, expôs o padre na celebração.

A professora da Escola Dr. Luiz Albérico, Ronemárcia levou os seus alunos para participarem das solenidades e aprenderem um pouco mais sobre a valorização do lugar onde vivem. “É uma verdadeira aula de civilidade. Trata-se de um momento muito importante que devemos prestigiar junto com os alunos, que é o aniversário da cidade de Simão Dias. E também é mais um incentivo para nossa fé”, pontuou.

Presenças

Participaram das solenidades, o secretário de Estado da Inclusão, José Carlos Felizola, os ex-secretários de Estado da Inclusão, José Sobral e da Agricultura, Esmeraldo Leal; vereadores de Simão Dias e região, assim como, o vice-prefeito de Simão Dias, Aloizio Viana e a primeira-dama Andrea Gama, entre outros.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here