Com a chegada das festas juninas e da copa do mundo, alguns cuidados devem ser redobrados, principalmente ao que se refere à segurança das pessoas. Uma delas é em relação à rede elétrica e as tradicionais fogueiras juninas, o uso de fogos de artifício e adornos de bandeirolas. A Energisa alerta para os cuidados necessários com a rede elétrica durante o período.

Um dos primeiros cuidados a serem tomados é não utilizar estruturas da rede elétrica, como postes, cabos ou equipamentos para pendurar os ornamentos. O risco de choque elétrico é alto. Além disso, a montagem de barracas, arraiais e até mesmo camarotes deve ser feita respeitando-se a distância mínima de 2 metros.

A prática de acender fogueira e soltar fogos também merece atenção. Embaixo da rede elétrica essas ações são perigosas e podem causar acidentes em razão da dilatação dos fios, curtos-circuitos e rompimento de cabos de energia.

Outro fator que promove riscos de acidentes é a ligação clandestina. Se alguém precisa de uma ligação provisória, deve entrar em contato com a empresa e fazer a solicitação, com antecedência de, pelo menos 48 horas.

Em caso de acidentes, um dos alertas é não tocar em fios partidos e não tentar retirar objetos ou pessoas em contato com os fios e isolar o local do acidente. Nestas situações, aconselha-se ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192, para o Corpo de Bombeiros (193) e para a Energisa pelo 08000 79 0196 ou pelo aplicativo Energisa ON.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here