CAMPANHA: ‘Setembro Amarelo’ em Sergipe

Estão sendo realizadas campanhas de prevenção em todo o estado.

Desde o ano de 2015, o mês de setembro é conhecido como o mês da Campanha de Prevenção ao Suicídio. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo.

Sergipe tem um índice tão elevado de mortes com essa causa, que é considerado o estado com a maior taxa da região nordeste.

Levando em consideração esses dados, o governo de Sergipe instituiu através da Lei N° 8.253, de 17 de julho de 2017 que nos últimos 15 dias do mês de setembro sejam realizadas campanhas de prevenção ao suicídio em todo o estado. 

Algumas ações já foram realizadas, e na próxima quinta-feira (21), a Secretaria de Estado da saúde (SES) estará promovendo palestras sobre o tema a partir das 9h30 no auditório do Palácio dos Despachos, localizado na Rua Senador Rollemberg, 513, Bairro São José em Aracaju. 

As iniciativas do setembro amarelo visam conscientizar a população que o suicídio pode ser evitado, tornando público fatores e comportamentos para que os sinais sejam percebidos facilmente e orienta sobre as formas de prevenção. 

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. “Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta“, explica o site oficial da campanha.
    “Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte” (Maria Confort)

  2. SINAIS DE ALERTA: remoem pensamentos obsessivamente e não conseguem parar, se sentem extremamente sem esperança, vêem a vida como algo sem significado e, normalmente, descrevem uma sensação de nevoa nos pensamentos que dificulta a concentração;Podem se manifestar em alterações extremas de humor, excesso de RAIVA ou sentimento de VINGANÇA, ANSIEDADE, IRRITABILIDADE e sentimentos intensos de CULPA OU VERGONHA.
    _Reconheça mudanças de comportamento. Quando você sentir que a pessoa está querendo fechar pontas soltas, doar seus pertences, fazer arranjos financeiros ou visitar vários entes queridos de uma só vez, é hora de intervir;

    Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br/comportamento/entenda-importancia-do-setembro-amarelo-na-prevencao-do-suicidio
    Manual do Homem Moderno

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here