Na última sexta-feira, 24 de agosto, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) iniciou a implantação do projeto “Agricultor Consciente” no município de Simão Dias.

O projeto tem como principal foco a conscientização quanto aos riscos do uso do agrotóxico e vem sendo implantado em todas as cidades das regionais.

15

Nesse dia foram visitados o Assentamento MST 8 de Outubro e o Povoado Salobra, onde foram ministradas palestras sobre Diabetes e hipertensão pela enfermeira Jailen; doenças relacionadas ao uso de Agrotóxicos ficaram a cargo da fonoaudióloga Carla; uso de equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) adequados para a Aplicação do Agrotóxico foram apresentados pela engenheira de segurança Jamille Fukano e os riscos do Trabalho Infantil foram tema da palestra da assistente social Jessica Prata, além de ter sido ofertado exames de colinesterase.

16

O teste em questão trata-se de um exame de sangue simples. Serve para detectar envenenado com algum produto tóxico como pesticidas, herbicidas ou adubos. É feito principalmente por agricultores por estarem em contato direto com estes produtos agrícolas.

O CEREST reconhece a importância do conhecimento, e portanto, sempre busca levar palestras e práticas integrativas afim de estimular os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho.

003

Agradecemos ao excelentíssimo prefeito Valmir Monteiro pela colaboração e parceria de sempre, ao Secretário Cléverton Oliveira, ao excelentíssimo prefeito de Simão Dias Marival Santana, ao vice-prefeito Aloizio Viana, ao Secretário de Saúde Lenivaldo Conceição e a todos aqueles que colaboraram para a execução do evento”, agradeceu a coordenadora de Atenção Especializada de Lagarto, Marilisa Rodrigues.

008

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here