As escolas de Sergipe não atingiram a meta estipulada pelo Governo Federal para o ensino fundamental e ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC).

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos).

No Estado de Sergipe, a Rede Pública (envolvendo escolas municipais, estaduais e federais) o Ideb 2017 observado no 5º ano ficou em 4,3. A meta era 4,5. Para o 9º ano a média ficou em 3,4 e a meta era de 4,2.

Comparativo das notas do Ideb em escolas públicas de SE (2015 – 2017)
Índice mede desempenho dos alunos e fluxo escolar
Ensino Fundamental (Anos Iniciais)Ensino Fundamental (Anos Finais)Ensino Médio201520172,533,544,5

2017
● Ensino Médio: 3,1
Fonte: Inep

A rede privada atingiu a meta de 6,7 no 5º ano e atingiu a meta. No 8º ano o Ideb foi de 5,8, a meta era 6,9. E no 3º ano do ensino médio o Ideb ficou em 5,5 e tinha como meta 6,6. Em relação ao último Ideb, realizado em 2015, todos os números subiram.

Números levam em conta o desempenho de alunos em leitura e matemática e o percentual de aprovações, tanto em escolas privadas quanto em públicas.

“Além do ensino médio integral, temos outros projetos para padronizar o modelo de ensino no estado. É preciso investir e esses projetos são desafiadores, mas o importante é que eles dão resultados.Tenho certeza que na próxima avaliação essa trajetória de melhoria vai continuar. Teremos números expressivos”, disse o Secretário de Estado da Educação, Josué Modesto Passos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here