A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, mas existem outras fontes. Para quem leva uma dieta vegetariana ou vegana, é preciso prestar atenção ao consumo deste micronutriente, para não ser preciso ingerir suplementos.

 

Garantir o consumo de B12 é fundamental para proteger o sistema nervoso, pois esta vitamina é a maior responsável pelo fluxo sanguíneo, além de garantir o bom funcionamento do metabolismo e prevenir doenças cardíacas e mentais.

Confira cinco alimentos ricos nesta vitamina:

Ovos: É uma boa fonte de proteína, cálcio, zinco, mas também vitaminas, entre as quais a B12, o que o torna um bom lanche pré-treino caso se sinta cansado e com pouca energia.

Laticínios: um iogurte com pouca gordura é capaz de providenciar 18% do consumo diário necessário de vitamina B12, dizem os especialistas.

Alimentos enriquecidos (ou fortificados): são todos aqueles alimentos aos quais foram adicionados algum nutriente. Alguns exemplos são os leites vegetais ou alimentos veganos. Embora não seja a opção mais natural, é o mais indicado a quem segue uma dieta vegana, diz o Medical Daily.

Frutos do Mar: Mexilhões, por exemplo, garantem cerca de 85% da dose diária recomendada com apenas três unidades.

Fígado: Tem proteína, ferro, mas também uma grande quantidade de vitamina B12. Apesar disso, por ser altamente rico em colágeno, que dificulta a digestão, o seu consumo deve ser moderado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here