Uma denúncia foi feita ao Portal Lagartense sobre o comportamento da Guarda Municipal. 

Um Militar que assitia o desfile com sua esposa e amigo, na frente da boate Plant Café, onde ficam todos os anos, surpreenderam-se ao notarem que estava ocorrendo um problema na arquibancada ali próximo. “A guarda municipal, a qual eu tenho muito respeito e admiração pelo trabalho, chegou utilizando um spray.”, alega o militar. Segundo o mesmo havia crianças e um bebê no local, após seu colega pedir para que eles acalmassem, o que aconteceu foi uma reação totalmente contrária. “Até então fiquei no meu lugar, sem me apresentar como militar, porque achei desnecessário, mas quando notei que eles partiriam covardemente e sem motivo pra cima do pessoal, identifiquei-me e disse que ali todos estavam em paz. Mesmo assim ainda teve um ou outro despreparado psicologicamente que queria partir pra agressão. Espero que haja um suporte psicológico mais adequado ao integrantes da guarda, pois isso se faz necessário.”

O Portal Lagartense aguarda resposta por parte da Guarda Municipal. 

Confira o fato no vídeo.    

 

30 COMENTÁRIOS

  1. Esses guardas municipais são mesmo muito metidos e não sabem se comportar em um ambiente ordeiro e de paz!!!, são bem metidos mesmo!!!

  2. Querem ser policia mais no fundo nao é nada… nao tem preparo pra o trabalho dado… acho que eles deveriam estuda pra ser um guarda, nao fazer um concurso da prefeitura i dizer qur sao policias… revoltante a opressao desses cara… aqu eles fazem isso queria ver em cidade grande… sao tudo uns bosta…

  3. Essa pessoa que se identificou como Policial Militar na verdade pelo que saiba é Bombeiro Militar e não Policial Militar como ele quis se aparecer. Ele deveria era tomar vergonha de está no meio de baderneiros e
    vagabundos que estavam atrapalhando o desfile e desobedecendo a ordem da Guarda Municipal que estava ali pra manter a ordem para que o evento ocorresse normal e tinham pessoas que desacataram a Guarda Municipal e esse Militar ainda queria vim defender os baderneiros. Estava presente e vi esse indivíduo que queria interferir na ação da Guarda que foi aplaudida por organizadores do evento e pessoas de bem que estavam ali prestigiando o evento.

    • Exato. Identifiquei-me apenas como militar que sou, por sinal, amigo. Gostaria que você apresentasse o ato de baderna ao qual se refere, pois posso te garantir com toda certeza, que no meu grupo só havia pessoas de bem. Inclusive, se você não se escondesse com um homônimo, típico de covardes, você poderia responder um processo por difamação, a menos que tivesse provas de que ali existisse “vagabundo”.Tenho 10 anos de serviço público prestado, uma reputação totalmente ilibada, e sou muito respeitado na minha profissão, portanto ainda não tenho do que me envergonhar. Acho que o aúdio do vídeo está muito ruim pois não dá pra ouvir os aplausos a que você se refere. Talvez se fosse seu fillho que tivesse sido atingido você estaria lá aplaudindo a intervenção da guarda.

    • Exato, identifiquei-me apenas como militar que sou, e não como PM, como diz a matéria, pois tenho muito orgulho de minha profissão . Tenho 10 anos de serviço público prestado, uma reputação ilibada e nenhum motivo pra me envergonhar, ao contrário do que você disse. Gostaria que o Cidadão de Bem provasse que no meu grupo havia vagabundos pois tenho certeza absoluta que não. Se você não se escondesse por um homônimo, típico dos covardes, certamente responderia por difamação, mas isso não vem ao caso. Creio que o aúdio do vídeo esteja ruim pois não consegui detectar os aplausos aos quais você se refere. Talvez se fosse um filho seu atingido, você estaria aplaudindo a intervenção da GM. Mais uma vez quero ressaltar que prestigio muito o trabalho que vem sendo feito pelos nobres colegas no combate ao crime aqui na cidade, apenas desejava um pouco mais de moderação nas abordagens, pois no local com a gente havia crianças de colo. Desculpem se essa mensagem se repetir, mas mandei a primeira vez, e não tive confirmação de envio.

    • Na certa vc deve ser um guarda pra babá tanto ovo deles …na certa vc não sofreu nenhuma repressão ainda desses otários …sou PM e mesmo assim eles metem a cara e na realidade o trabalho deles são apenas preventivo e não ostensivo .

  4. A Guarda Municipal só foi ao local porque uns irresponsável… Estavam atrapalhando quem realmente veio assistir o desfile!!! Tem que proibir geral, essa galera que ficam em grupinho tomando cerveja, uísque e etc… Peguem as filmagens e vejam quantos estavam consumindo bebidas alcoólicas no momento, a guardar Municipal agiu justamente dentro da lei, manter a Ordem Pública, se a GM nao agisse, outros iram difamar alegando que os GMs estavam próximo e nada fizeram.

    • Que bom, futuro GM. Aproveite e mande as imagens que tem pra redação, pra acabar com o mal entendido. Outra coisa… A guarda não pode proibir ninguém de beber em lugares públicos. Pra isso precisa haver uma lei municipal. Tenha uma boa tarde.

      • Já assistir o vídeo diversas vezes, e até o momento não conseguir visualizar nenhum abuso, por obsequio poderia dizer onde/tempo exato que eu poderia presenciar. E o mal entendido foi criado pelo portal, pois antes de publicar deveria contatar a secretaria para vir ambas as versões. Aí tiraríamos nossas conclusões!

  5. Mais uma vez a prova do despreparo por parte de alguns da guarda municipal nem sera a primeira muito menos a última.
    Deve-se ao orgao competente ou a prefeitura rever o conceito sobre a “guarda municipal” estar agindo com abuso de autoridade ou como forca desproporcional…

  6. Mais uma vez a prova do despreparo por parte de alguns guardas municipais, cabe ao orgao competente rever o conceito sobre “guarda municipal” que a finalidade e devender e zelar o patrimonio publico como pracas e escolas.

  7. O GM que mais aparece nas imagens de vídeo além de trabalhar aqui é vigilante em Paripiranga e tanto aqui como lá ele gosta de ser truculento.
    Querendo as vezes ser até agente de trânsito.
    Infelizmente tem gente que não nasceu pra usar farda por que acaba se confundindo com o capitão Nascimento do filme tropa de elite.

  8. Muito despreparados, não todos mas alguns dos guardas notoriamente estava apulso no desfile.
    Os atiradores do tiro de guerra são mais preparados para está fazendo essa função que eles.

  9. *GUARDA MUNICIPAL DE LAGARTO*

    *NOTA DE ESCLARECIMENTO*

    A Direção da Guarda Municipal de Lagarto-GML vem a público esclarecer fato ocorrido no Desfile Cívico de Lagarto no último dia 07/09.
    A GML como em anos anteriores permaneceu na frente do palanque oficial onde encontravam-se as autoridades presentes quando foi solicitada pela coordenação do Desfile Cívico para dar suporte na organização e GARANTIR QUE AS ESCOLAS PUDESSEM DESFILAR, tendo em vista que populares haviam fechado o percurso nas proximidades da Praça Filomeno Hora, IMPEDINDO ASSIM, QUE AS ESCOLAS E SUAS BANDAS MARCIAIS SEGUISSEM COM A APRESENTAÇÃO. Logo, toda ação da GML, ir ao local e solicitar do público que ali estava, que recuassem deixando assim a via livre para dar continuidade ao desfile, foi de total necessidade para que o evento pudesse prosseguir com sucesso e segurança.
    Sobre matéria veiculada no site Lagartense.com.br intitulada ‘Ocorrência durante o desfile cívico de Lagarto’, a Direção da GML repudia tais informações visto que o texto da denúncia não condiz com as imagens apresentadas em vídeo e informa que não foi procurada em nenhum momento para esclarecer o ocorrido, o que é lamentável, e esclarece que o princípio de tumulto foi causado por indivíduos visivelmente embriagados quando durante ação da GML, em que solicitávamos de pessoas que estavam no meio do percurso que desobstruíssem a via para que as escolas pudessem desfilar e as bandas marciais realizassem suas apresentações sem que nenhum espectador fosse atingido pelos instrumentos de percussão, os mesmos se negavam a desobstruir a via.
    Um dos envolvidos, “supostamente Bombeiro Militar” tendo em vista que o mesmo se apresentou apenas verbalmente como Bombeiro Militar” afirmou que ali todos eram da “Paz” sendo informado por um GM que o objetivo ali era apenas garantir a segurança de todos e proporcionar fluidez ao Desfile.
    A Direção da GML ressalta ainda que toda a ação foi de forma pacífica, sendo utilizada apenas a FORÇA NECESSÁRIA QUANDO A MEDIAÇÃO NÃO ERA MAIS POSSÍVEL, e no próprio vídeo veiculado na matéria está visível o descontrole e resistência dos populares em atender à solicitação da guarda. Ainda ressalta que em nenhum momento durante a filmagem mostrou a utilização de nenhum tipo de spray pelo agentes, inclusive a GML informa que no momento, os Agentes da Guarda Municipal de Lagarto NÃO POSSUEM o referido equipamento. Apesar de estar claro a contradição na matéria veiculada no portal lagartense, o
    Secretario de Ordem Pública, assim como o Diretor da GML estão à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

    SEMOP
    GML

  10. É uma pena que um site tão conhecido e lido por tanta gente, se preste a esse papel de divulgar uma matéria sem ao menos verificar os fatos, ouvir somente uma parte. Infelizmente a sociedade tem o que merece, pois pra acusa todos são bom, e quanto eles fazerem o papel de polícia se eles fazem é porque cabem a eles. E os recalque e invejosos de plantão sinto muito informa, todos os GML são capacitados para tão cargo, eles tem Vário cursos e são todos concurso e apto ao trabalho.Parabéns guerreiro infelizmente a população Lagartense não merece terem vocês.

  11. Exato, identifiquei-me apenas como militar que sou, e não como PM, como diz a matéria, pois tenho muito orgulho de minha profissão . Tenho 10 anos de serviço público prestado, uma reputação ilibada e nenhum motivo pra me envergonhar, ao contrário do que você disse. Gostaria que o Cidadão de Bem provasse que no meu grupo havia vagabundos pois tenho certeza absoluta que não. Se você não se escondesse por um homônimo, típico dos covardes, certamente responderia por difamação, mas isso não vem ao caso. Creio que o aúdio do vídeo esteja ruim pois não consegui detectar os aplausos aos quais você se refere. Talvez se fosse um filho seu atingido, você estaria aplaudindo a intervenção da GM. Mais uma vez quero ressaltar que prestigio muito o trabalho que vem sendo feito pelos nobres colegas no combate ao crime aqui na cidade, apenas desejava um pouco mais de moderação nas abordagens, pois no local com a gente havia crianças de colo. Desculpem se essa mensagem se repetir, mas mandei a primeira vez, e não tive confirmação de envio.

    • Interessante companheiro, presenciei do lado oposto da ocorrência, sendo que é necessário ressaltar duas coisas, a primeira e a mais interessante que não presenciei nenhuma ilegalidade praticada pelos GMs e o vídeo postado confirma minha fala, segundo, se era seus familiares no local, poderia ter evitado todo aquele transtorno, pois era nítido o quanto o pessoal estava atrapalhando o desfile e incluo o pessoal que estava na arquibancada na qual você estava. Tristemente, até as pessoas que estavam ao meu lado muitas vezes presenciei atrapalhando as escolas passarem, entretanto, quando os GMs vinham solicitando que afastassem “80%” atendia a ordem. Provavelmente, por não estarem ingerindo bebidas alcoílicas não foi criado o tumulto que tive o desprazer de presenciar, e agora sabendo que tinha um irmão militar no meio é que estou mais perplexo. Usando uma linguagem de nosso entendimento, se você não tivesse ficado na moita (“Até então fiquei no meu lugar, sem me apresentar como militar, porque achei desnecessário…”) e intervisse de imediato…, pois sabemos que bebida alcoólica altera os ânimos, aí vem você e fala em despreparo psicológico (Kkkkkkk…), passamos por alguns treinamentos e sabemos o que tinha acontecido se a equipe da ocorrência fosse despreparada, particularmente parabenizo a ação dos guardas, pois como falei não presenciei nenhuma ilegalidade.

      • Muito bem, colega. Havia várias pessoas no local que poderiam contradizê-lo, inclusive o pai da bebê, mas sabemos que os civis possuem medo de retrucar esse tipo fato devido ao medo de represália. Não vamos fechar os olhos pois o corporativismo sempre existe em várias profissões, e não é diferente na nossa. Se fosse meu filho, eu iria até a última instância pra que os responsáveis pagassem pelos seus atos. Não me apresentei pelo simples fato que não gosto, e apesar de um certo tempo servindo a corporação apenas os mais próximos me conhecem em Lagarto. Se eu resolvi intervir naquele momento é porque era notório que havia um guarda mais exaltado caminhando em direção ao meu compadre. No entanto, mesmo quando me apresentei, ainda havia um agente mais exaltado. Pelo que conheço de nossos nobres colegas de farda, a maioria poderia ter tomado uma providência enérgica naquele momento, mas minha arma sempre foi a palavra. Desculpe se temos pontos de vista diferentes, mas sinceramente, não vi nenhum ato de desobediência dos meus amigos para com a guarda quando solicitados que se afastassem. Bom lembrar que, infelizmente, não há arquibancada suficiente para todos e muitos são obrigados a ficar em pé na parte de baixo. Outra coisa: se a ação da guarda foi tão perfeita como você disse, porque o chefe deles, que eu creio ser o diretor, os afastou quando meu colega começou as filmagem?

  12. Pelo que percebi foi esse cidadão que se diz policial militar querendo aparecer. Quando na verdade ele devia era ter vergonha de estar atrapalhando e em meio bardeneiros. Ele devia era dar exemplo a corporação e se caso houver excesso ele deve procurar é o MP e a ouvidoria do município para denunciar abusos de poder.

  13. Essa guarda municipal de lagarto acho quer eles tão pensando quer são policiais! Mais é como diz o ditado eles bota pressão aqui que a cidade e pequena é o povo tem medo quero ver um desses aí ir pro rio de janeiro o pra São Paulo bota a pose quer eles bota aqui em lagarto! Ou então não basta ir tão longe só eles sair daqui pra alguns bairro em aracaju ! São despreparados

  14. GOSTARIA DE EMITIR A MINHA SIMPLES OPINIÃO SOBRE O FATO OCORRIDO, DE ACORDO AO VÍDEO PUBLICADO NÃO É POSSÍVEL ENTENDER O QUE DE FATO ACONTECEU QUE CAUSOU A CONFUSÃO, QUERO PARABENIZAR A ATITUDE DO MILITAR EM BUSCAR DIALOGAR COM A GM E EVITAR PIORES TRANSTORNO, BEM COMO NA MESMA OPORTUNIDADE AGRADECER AOS AGENTES DE SEGURANÇA PUBLICA MUNICIPAL OS GMS, OS QUAIS TEM SE DEDICADO INCANSAVELMENTE PARA PROMOVER A ORDEM PUBLICA DO MUNICÍPIO DE LAGARTO COMBATENDO AS DESORDENS PUBLICA E A CRIMINALIDADE, POR ESTA RAZÃO DEVEMOS DIZER QUE É NOSSO ORGULHO A GM, PRECISAMOS RECONHECER OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA GM QUE TEM FEITO JUSTIÇA AO SALARIO QUE PERCEBE, É PRECISO QUE A CDL DE LAGARTO COMPREENDA E CONTRIBUA FINANCEIRAMENTE A NOSSA GM DISPONIBILIZANDO VERBAS PARA MANUTENÇÃO DOS VEÍCULOS, UNIFORMES E DEMAIS ACESSÓRIOS NECESSÁRIO AO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES, TODOS NOS QUE FAZEMOS PARTE DA POPULAÇÃO LAGARTENSE VAMOS NOS ORGULHAR DOS MERECIMENTOS DA GM.

  15. Na certa vc deve ser um guarda pra babá tanto ovo deles …na certa vc não sofreu nenhuma repressão ainda desses otários …sou PM e mesmo assim eles metem a cara e na realidade o trabalho deles são apenas preventivo e não ostensivo .

  16. Ainda tem otários de babam ovos desses guardas municipais,os cara trabalham com o princípio de prevetivo e não ostensivo. E o pior as vezes esquecem q são apenas guardas sem poder nenhum …a não ser protegido pela lei 13022..o militar foi paciente por que meu amigo eu colocava eles no seu lugar rapidinho…

  17. Lamentável esses guardas… Muitas coisas eles fazem muito bem, mas outras tipo eventos e lhe dar com seres humanos infelizmente são despreparados, pq pra eles todo mundo é vagabundo. No festival da mandioca presenciei uma cena horrível, eles baculejaram uns rapazes que estavam dançando e no momento da ação um outro rapaz passou por eles e esse “rapaz” só fez levantar a mão e continuar caminhando, pq ele só queria passar por educação sem interromper os serviços desses “guardinhas” e o que aconteceu foi que um dos “guardas” viu, pegou o cacetete e simplesmente bateu no rapaz, os outros colegas viram deixaram as pessoas q estavam baculejando pra trás e foi ajudar a bater no rapaz também. Foi uma cena chocante, eu estava com o celular e não pensei nem em filmar pq eu tava admiras com tamanha covardia e eu fiquei tipo, mds pq é preciso fazer isso cara, poxa o cara não fez nada, eu não conhecia o rapaz e nem sei mais no que deu pq fui embora, vi que se são essas pessoas q organizam um evento desses até eu poderia ser mais uma vítima deles como aquele rapaz foi. Acho que eles deviam ter um preparo antes de assumir esse cargo porque, eles não averiguam as coisas exatamente pra poder agir, quem nunca se viu jogar spray de pimenta perto de crianças? Minha gente isso não se faz com animal quanto mais com ser humano que sai da sua casa pra ter um dia de lazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here