ccz 19

O Centro de Controle de Zoonoses de Lagarto, desfilou participou do Desfile Cívico pela segunda vez desde sua fundação. O órgão foi à avenida com todos os seus servidores, um total de 75 funcionários, entre agentes de endemias e colaboradores da SMS, tendo ainda, a participação dos agentes comunitários de Saúde.

ccz 03

O CCZ desfilou com o apoio significativo da Universidade Federal de Sergipe – UFS, através do “Grupo Território Feliz”, com 55 alunos e alguns professores.

ccz 10

O desfile foi elaborado e produzido pela estilista Claudinete Maria de Souza Santana, conhecida como Nete, figura folclórica da cidade de Lagarto, a qual é responsável pela Quadrilha Junina Buscapé há 19 anos.

O principal objetivo foi sensibilizar a população quanto a importância de proteção aos animais, fazendo referência ao combate aos maus tratos e abandono, o que justifica a escolha do tema: Todo animal tem a sua alma humana.

ccz 11

São vidas que merecem todo nosso carinho, respeito e amor. Ao mesmo tempo, a instituição preservou no belíssimo desfile, o enfoque aos programas desenvolvidos: Controle a Dengue, Zica e Chikungunya (por meio do combate ao Aedes Aegypti), Controle da Esquistossomose, Controle da Doença de Chagas, Controle da Leishmaniose, Controle de Pragas Urbanas (Escorpiões).

Atualmente o índice de levantamento rápido para AEDES AEGYPTI vem sendo controlado através do tratamento nas localidades, panfletagens, mutirões e ações educativas.

ccz 12

Além dos programas desenvolvidos, o Centro de Controle de Zoonoses, recebe denúncias referentes a outras zoonoses, a exemplo da Leptospirose, ofertando suporte por meio de trabalhos investigativos e educativos.

ccz 14

Conta ainda com médico veterinário, ao qual realiza atendimento e procedimentos cirúrgicos. Atualmente, no CCZ, encontram-se aproximadamente 82 cães e 69 gatos, todos estes disponíveis para adoção, uma apelo que se fez necessário ecoar nas avenidas.

ccz 17

Evidenciando a mensagem proposta no desfile, todas as peças alegóricas foram produzidas com detalhes que fazem referência ao dia a dia da população no combate aos maus tratos em animais, bem como, no combate às doenças. O Centro de Controle de Zoonoses convida toda a população a visitá-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here