A Secretaria de Saúde de Lagarto está viabilizando junto ao Núcleo de Educação Permanente, Atenção Básica e ao Núcleo de Atenção Especializada, um trabalho de acessibilidade para atendimento aos surdos usuários de LIBRAS do município.

libras 01

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – é a língua utilizada pelas comunidades de surdos que vivem nos centros urbanos brasileiros, sendo reconhecida por lei como língua oficial. Por este motivo, LIBRAS não é a gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua com estrutura própria.

A iniciativa surgiu das discursões realizadas entre a equipe da Atenção Especializada com a Atenção Básica, a partir da experiência da equipe de Saúde Auditiva do Projeto Todo Som, que acolhe semanalmente estes usuários que necessitam de atendimento.

libras 07

Durante a capacitação, serão abordados temas específicos relacionados ao aprendizado da LIBRAS, bem como sinais específicos para área da saúde como profissões, sintomas, exames e outros. Por este motivo, o público-alvo para a capacitação abrange desde os gerentes das unidades de saúde, a recepcionistas e marcadores da Atenção Básica.

libras 02

“A nossa preocupação surgiu através das diversas reclamações que vinham sendo registradas pelo grupo de surdos inseridos no Projeto Todo Som. Eram marcações para setores diferentes, além das dificuldades de relacionamento entre servidor e usuário. Por isso que esta capacitação é direcionada para os servidores que atuam no dia a dia junto a estas pessoas”, explica Marilisa Rodrigues, coordenadora de Atenção Especializada.

libras 06

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here