Um balanço de 2018 e discussão da identidade institucional do HUL para os próximos dois anos. Esse o propósito da edição do projeto “Encontro Marcado’ com o professor Valter Santana, superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), que aconteceu esta semana na unidade hospitalar reunindo gestores e funcionários numa discussão colaborativa sobre os pilares que nortearão o HUL no próximo biênio. 

O projeto ‘Encontro Marcado’ é uma iniciativa de integração de gestores e colaboradores do HUL, com troca de ideias, necessidades e contribuições compartilhadas em ambiente descontraído e informal. Através de aplicativo utilizado, todos os participantes tiveram a oportunidade de interagir e se posicionar em tempo real respondendo questões sobre a história, o potencial e o futuro do HUL. E sobre a identidade organizacional do hospital (Missão, Visão e Valores), como linha norteadora do processo de avanço e qualificação a ser objetivado e colocado em prática.

Durante a apresentação, o superintendente do hospital chamou a atenção para a importância do envolvimento de cada colaborador do HUL na construção do que denominou de “destino” da unidade hospitalar para os próximos dois anos. “O que estamos fazendo aqui não tem sentido se não tiver o engajamento e participação efetiva de cada um; vocês são muito importantes nessa construção”, enfatizou. “Somente assim teremos condições de avançar com as melhorias, mudanças e adequações que se fazem necessárias”, disse.

Ao discorrer sobre a história do hospital, Valter Santana lembrou da criação do Campus UFS Lagarto em 2009; do processo de federalização, com a passagem do HUL do âmbito do estado para a UFS, em 2014; da inserção da Ebserh em 2015 nesse processo; e, finalmente, do início da gestão plena da Ebserh à frente do hospital, ocorrida há um ano, em 22 de dezembro de 2017. “A história tem que ser lavada em consideração para que o sucesso seja ampliado e erros não sejam novamente cometidos”, observou. “Se a gente tiver um Norte, a gente vence o mar agitado para alcançar o que queremos ver materializado e construído lá na frente”, ressaltou.  

Identidade institucional

A identidade institucional (Missão, Visão e Valores) deve nortear o crescimento e avanço da instituição, representando parte fundamental do planejamento estratégico.  A “Missão” é a finalidade e razão de ser do órgão, estando ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada, devendo responder o que a instituição se propõe a fazer, e para quem.

A “Visão” é o “para onde vamos?”, sendo a idealização de um futuro desejado. Deve ser expressa de forma sucinta e inspiradora, sensibilizando as pessoas que atuam na instituição. Indica o que a instituição gostaria de se tornar e como gostaria de ser reconhecida, almejando uma posição significativamente superior à atual.

Já os “Valores” são um conjunto de sentimentos que estruturam a cultura e a prática da instituição, representando um conjunto de crenças essenciais ou princípios morais que informam aos gestores e colaboradores como devem reger os seus comportamentos no órgão, devendo ser enunciados de forma simples e direta.

Sobre a Ebserh

O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here