O Plano de ação desenvolvido a partir de consultoria oferecida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) está beneficiando o Setor de Farmácia do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) em ações voltadas para a segurança do paciente, para a famacoeconomia (análise custo-utilidade, custo-benefício e custo-efetividade) e em favor de uma assistência farmacêutica de qualidade para os usuários da unidade hospitalar.

envolvendo tanto o abastecimento e a dispensação como a parte de assistência ao paciente (Farmácia Clínica).  

“Esse projeto só tem a contribuir, uma vez que estamos iniciando todos os nossos processos tendo o apoio de um hospital de referência como o HAOC”, observa Fabrícia Alvisi de Mendonça, responsável pelo Setor de Farmácia Hospitalar do HUL. “A gente espera com isso qualificar cada vez mais os processos farmacêuticos dentro da unidade”, diz.

O plano de ação – utilizando a ferramenta de qualidade 5W2H (metodologia de gestão empregada em planejamento) – prevê rotinas de capacitação e treinamento; implantação de farmácias satélites em setores como UTI, Centro Cirúrgico e Unidades Amarela e Vermelha; implementação de processos que garantam a restreabilidade dos medicamentos; e a construção e revisão dos protocolos operacionais das unidades de Abastecimento e de Farmácia Clínica do Hospital.

“O que se objetiva é a adequação dos processos em toda a cadeia da assistência farmacêutica, desde o planejamento até a dispensação do medicamento, utilizando-se do arcabouço de ferramentas trazido pela consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz”, comenta Thaisa Calumby Lima, responsável pela Unidade de Abastecimento e Dispensação Farmacêutica do HUL.

“Esse projeto visa a excelência na qualidade dos serviços prestados, a importância da padronização das rotinas e o envolvimento da equipe multidisciplinar na elaboração e execução dessas rotinas”, ressalta por sua vez Samara Siqueira, responsável pela Unidade de Farmácia Clínica do hospital. “O farmacêutico clínico ocupa uma posição estratégica na relação médico-enfermagem-paciente, cuidando do usuário através do uso racional de medicamentos e da otimização da farmacoterapia”, comenta. ​

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here