Vereador promete denunciar supostas manobras na SSP

0

Sem a realização de votações ou apreciação de projetos na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores de Aracaju, o assunto que efetivamente repercutiu foi mesmo a exoneração dos delegados Danielle Garcia e Gabriel Nogueira, do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).

A grande maioria dos parlamentares demonstrou insatisfação com as mudanças na Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O vereador Cabo Amintas (PTB) disse considerar inadmissíveis as exonerações. “Começou tirando o Alessandro Vieira da delegacia-geral da Polícia Civil e o secretário de Segurança Pública João Batista. Agora é isso. A delegada Danielle bateu com uma ‘torre’ que se manteve intacta”, disse o parlamentar. “Todos os esquemas feitos, tudo o que ela sabe, querem calar. Querem apenas silenciar as pessoas que combatem corrupção no Estado, não querem que investiguem os políticos e os empresários poderosos, e eles bancam as campanhas. É público e notório, e só não enxerga quem come do dinheiro sujo da corrupção”, bradou.

Cabo Amintas promete denunciar supostas manobras na SSP em outros órgãos federais. “Sou policial há 25 anos, conheço os bastidores da SSP, e, se você incomoda um poderoso, tem que sair de cena. E fizeram isso agora. Vamos cavar tudo, estive em Brasília, no MPF, e vou enviar documentos à justiça. Tenho recebido avisos, ‘ameaças ocultas’, mas não tenho medo. Vamos apresentar como as coisas funcionam lá. Ou se compactua com o que eles querem, ou você é afastado. Forças políticas impedem que a polícia faça o que tenha que ser feito”, disse.

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da bancada oposicionista na Alese, também lamentou a troca no comando do Departamento. “A sociedade sergipana não pode aceitar de qualquer forma esta decisão, apesar de o Governo ter a prerrogativa. Prestamos solidariedade aos delegados, e também atentos às movimentações da SSP, por não concordar com esse tipo de retaliação. Depois das últimas prisões envolvendo o lixo, praticamente houve um desmonte. Esperamos que as investigações prossigam e que o Ministério Público e Poder Judiciário possam fazer seu papel”.

A vereadora Emília Correia (PEN) lembrou ainda a falta de instauração da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do lixo. “Tudo muito bem orquestrado , afinado. Não permitiram que a Câmara fizessem as investigações. Em todas as esferas, elas são minadas. É lamentável. Não tenho dúvida de que há uma articulação entre os poderes investigados pela Deotap. É um sistema só, um interesse macro de não se mostrar a verdade. Se as coisas estivessem certas, limpas, os mesmos iriam preferir manter as investigações. Mas como não é assim, insistem em minar”.

A exoneração

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou, oficialmente, a exoneração de Danielle Garcia e Gabriel Nogueira do Deotap nesta quinta-feira, 5. Ambos eram responsáveis, entre outras de grande repercussão, por duas importantes operações, a Babel, que investigou supostas fraudes em contratos do lixo firmados entre a Prefeitura de Aracaju e a empresa Torre, e a Indenizar-se, que apurou possíveis desvios de verbas indenizatórias da Câmara Municipal de Aracaju.

Substituição

A pasta responsável pela segurança estadual informou que quem assume é a delegada Thais Lemos, que já exerceu o cargo na antiga Delegacia Especializada de Ordem Tributária (Deot), equivalente à Deotap. Danielle Garcia será transferida para o Departamento de Narcóticos (Denarc) e Gabriel Nogueira para o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV).

SSP

A assessoria de comunicação da SSP,  esclarece que o trabalho da polícia e da SSP vão continuar normalmente e todos os inquéritos serão concluídos e a resposta vai ser dada a população durante o trabalho da nova equipe. A SSP diz ainda que a Secretaria está aberta a esclarecer com os parlamentares todas as dúvidas relacionadas a administração da SSP. 

Por Victor Siqueira – Portal Infonet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here