Festival da Macaxeira reúne sabores e celebra a cultura dos moradores de Tipizal

A 4ª edição do festival anima a comunidade nesta sexta e sábado. Programação terá apresentações culturais, bingo e shows musicais

As delícias preparadas a partir da macaxeira devem agradar o paladar de moradores e visitantes nesta sexta e sábado na comunidade Tipizal, que fica a 25 km de Santarém, no Pará, às margens da rodovia PA-370, região da Curuá-Una.

Destaque do evento é a venda de comidas derivadas da macaxeira (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Destaque do evento é a venda de comidas derivadas da macaxeira (Foto: Reprodução/TV Tapajós)

O destaque do festival é a venda de comidas derivadas da macaxeira, feitas pelos próprios moradores, como forma de complementar a renda e de estimular a produção da região. A festa será no campo de futebol da comunidade e vai reunir apresentações de danças, homenagens, torneio, bingo e shows musicais. A entrada é gratuita.

Segundo a presidente da Associação de Moradores, Rosides Vasconcelos Santos, a comunidade Tipizal tem cerca de 500 famílias e a renda da boa parte vem da agricultura familiar. A proposta também é divulgar a cultura dos moradores do pequeno vilarejo. Este ano, são esperadas pelo menos 2 mil pessoas durante os dois dias de festa.

A macaxeira

A macaxeira é o nome dado nas regiões Nordeste e Norte do Brasil à mandioca-doce. É uma planta na qual suas raízes são consumidas cozidas ou assadas. A macaxeira pode ser consumida depois de cozida, em diferentes pratos, como o tradicional bolo de macaxeira.

Port G1 PA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here