Sensibilizar os profissionais sobre a importância da notificação de doenças, agravos, incidentes e queixas técnicas nas rotinas assistenciais da unidade hospitalar. Campanha com esse objetivo foi realizada no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), chamando a atenção do corpo assistencial para a necessidade da notificação de eventos em saúde em tempo real, minimizando ou evitando assim a ocorrência de incidentes e falhas decorrentes dos processos assistenciais.

A iniciativa contou com atividades lúdicas, distribuição de folders e envolvimento de colaboradores, residentes e estudantes, numa iniciativa do setor de Gestão de Qualidade e Vigilância em Saúde, com apoio do Grupo HumanizArte do hospital e da atenção psicossocial.

“A partir das notificações recebidas é possível gerenciar riscos assistenciais, analisar as causas raízes e prevenir incidentes e danos aos pacientes, tornando a assistência mais segura e qualificada”, observou Ana Libório, chefe do setor de Gestão de Qualidade e Vigilância em Saúde do hospital.  

O propósito é o controle e prevenção dos casos de saúde, comprovados ou presumíveis, que necessitam de ações de controle, investigação e comunicação imediata. O público alvo foram todos os profissionais de assistência à saúde que atuam no hospital, como enfermeiros, médicos, técnicos e assistentes de enfermagem.  

Para a realização das notificações, a unidade hospitalar utiliza o Vigihosp, software de gestão de riscos assistenciais desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implantado em todos as unidades da Rede de Hospitais Universitários do país. O dispositivo encontra-se disponível em todos os computadores do Hospital Universitário de Lagarto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here