Devido ao aumento significativo do número de atendimentos na Urgência do Hospital Universitário de Lagarto desde janeiro deste ano, a unidade hospitalar informa que o tempo de espera para atendimento de pacientes classificados como de baixa complexidade ou não urgentes tem sido maior em alguns momentos.

Neste primeiro trimestre foram atendidos cerca de 15 mil usuários. O aumento da demanda está refletindo também no atendimento pediátrico do hospital, que passou de um média histórica de 400 atendimentos/mês para quase 900 atendimentos/mês.

Protocolo de classificação

De acordo com o protocolo assistencial de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) adotado pelo HUL e preconizado pelo Ministério da Saúde, a prioridade está relacionada à gravidade de cada caso. Quem mais precisa, os casos mais urgentes são atendidos primeiro. Os casos mais leves ou menos graves são atendidos em seguida. O ACCR utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento e acolher a todos os usuários que procuram a unidade hospitalar.

Aos usuários com condição de saúde mais grave é atribuída a cor vermelha (EMERGÊNCIA) e o atendimento médico é realizado imediatamente; os casos muito urgentes recebem a cor laranja (MUITO URGENTE); os casos urgentes, a cor amarela (URGENTE); já aqueles que recebem a cor verde (POUCO URGENTE) e azul (NÃO URGENTE) são casos de menor gravidade.

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