Quem quer comprar um apartamento sabe que a busca é constante. O lugar ideal, com a melhor metragem e a localização mais estratégica, além do preço mais acessível, há muitos fatores para serem levados em consideração neste momento.

Apartamentos espaçosos são verdadeiros sonhos para milhares de brasileiros, mas, muitas vezes, são muito mais caros e, então, é preciso optar por um apê mais modesto, mais pequenininho. 

Se é este o seu caso, não se aflija! Nós reunimos algumas dicas valiosas para você fazer seu cantinho parecer um pouco maior.

Dicas de decoração

Um apê é considerado pequeno se tem entre 25 e 90 metros quadrados. Não necessariamente ele precisa ter apenas um quarto, muitos inclusive têm 2 quartos, mas são incrivelmente pequenos.

Como a metragem é mais limitada, não há muito o que fazer para expandir os ambientes arquitetonicamente. Sim, é possível quebrar algumas paredes, por exemplo, mas há muitos condomínios que não permitem obras mais ousadas. Por isso, é necessário usar a decoração com inteligência.

Espelhos ajudam

Um velho aliado de todo projeto decorativo é o espelho ou, então, os móveis com acabamento com esse material. Não é segredo para ninguém que eles ajudam a expandir os ambientes, além de criar um ar sofisticado e elegante.

A grande dica é prestar atenção em que local ele será posicionado, para que o reflexo seja de algo que você realmente quer destacar e não de algum detalhe incômodo, como banheiros e janelas.

Armários espelhados funcionam como espelhos

Os armários espelhados são boas opções para dar um ar de sofisticação para os ambientes. Então, por exemplo, se a sua cozinha é muito pequena, você pode optar por esse tipo de instalação, já que eles funcionam como espelhos e ajudam a ampliar o espaço.

Salas e quartos também podem ser boas áreas para acomodar esse tipo de móveis. O legal é que os espelhos podem ser em vários tons como rosé e preto, por exemplo. Ou seja, você pode variá-los de acordo com o projeto decorativo.

Armários espelhados no varejo

Engana-se quem pensa que móveis espelhados só são viáveis se forem planejados, isto é, se forem feitos sob medida. É cada vez mais comum lojas do varejo oferecerem esses artigos. O importante, nesse caso, é conferir as medidas e os espaços em que serão alocados.

Móveis para apartamentos pequenos

Uma boa dica para a decoração dos imóveis pequenos é o famoso menos é mais. Quanto menos espaço, menos mobília, e, consequentemente, mais sensação de espaço.

Opte, neste caso, por móveis multifunções. Se você não tem um quarto para receber as visitas, por exemplo, pode investir em um sofá-cama confortável, bem acolchoado, que vai ser útil no cotidiano e, em ocasiões especiais, também vai oferecer conforto para a sua visita.

Em espaços pequenos, a gente não pode se dar ao luxo de escolher objetos apenas pelo design, por isso, pense sempre na funcionalidade das peças.

Pintura

Espaços muito pequenos pedem um acabamento mais harmônico. Isso não significa que precisa ser tudo branco ou em tons de areia. É muito possível brincar com as cores, desde que elas conversem e se harmonizem.

Cores mais vibrantes, como o azul e o vermelho, por exemplo, podem ser detalhes criativos e sofisticados para o seu espaço e você pode adotá-los em cadeiras e poltronas. Se você pensa em ter um ar mais urbano/industrial, pode optar, por exemplo, pelos tons cromados e pelos tijolos expostos.

É sempre recomendado estudar a incidência de luz natural, para definir que tipo de cor você vai trabalhar. Também considere os objetos para criar uma paleta de cores discreta e aconchegante.

Iluminação 

Outro detalhe que faz toda a diferença na decoração é a iluminação. Ambientes pequenos requerem ainda mais cuidado e atenção. É importante não desprezar a incidência de luz natural, pois ela já ajuda a dar uma sensação de amplitude.

Lâmpadas brancas e de led frio também ajudam a iluminar mais, por isso eles são mais adequados do que as lâmpadas quentes.

É recomendado criar uma iluminação mais clara e homogênea. Também é possível investir em luminárias para dar destaque a espaços de convivência, como salas de estar e mesas de jantar. 

Reformas estruturais

Além da decoração, pequenas reformas podem ajudar a aumentar o ambiente. Neste caso, é indispensável que você obtenha a ajuda de profissionais da área como engenheiros e arquitetos. Sem eles, qualquer tipo de mudança em prédios fica  altamente perigosa. 

Viu como é bem possível ampliar o ambiente do seu apê sem fazer mudanças muito radicais?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here