Diante do aumento da procura de pacientes de baixa complexidade na urgência do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), e a consequente reclamação popular, os gestores da unidade se reuniram com representantes a coordenação da Atenção Básica à Saúde do Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto. O objetivo foi traçar estratégias que melhorem, sobretudo, os fluxos de atendimento em todos os níveis de atenção

Foto divulgada pela assessoria de comunicação do HUL-UFS

“O propósito é avançar na integração entre o Hospital Universitário e o município de Lagarto, promovendo uma continuidade no cuidado e atenção ao usuário dentro da Rede, objetivando a melhoria na oferta e fluxos de atendimento em todos os níveis de atenção”, destacou o gerente de Atenção à Saúde do HUL, professor Manoel Cerqueira Neto.

Segundo o HUL-UFS, um dos pontos discutidos também foi a continuidade do tratamento após a alta hospitalar, com vistas a garantia da integralidade e segurança da assistência. Para Marcos Henrique dos Santos, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUL, a medida possibilitará a continuidade do tratamento em domicílio. “Com isso, evitando internações prolongadas e permitindo maior rotatividade dos leitos do hospital, além da diminuição da necessidade de re-hospitalizações”, disse.

Horário estendido

Ainda na reunião, a diretora do Núcleo de Atenção Básica do município de Lagarto, Daniela Souza da Silva, comunicou que será implantado o atendimento em horário estendido em duas Unidades Básica de Saúde (UBS). “Além dos atendimentos já ofertados, serão implementados atendimentos aos casos agudos e a realização de alguns procedimentos”, informou. “Conferindo maior resolutividade na Atenção Primária”, disse.

Presenças

Também estiveram no encontro, pelo HUL, Luana Dantas, responsável pela Divisão de Enfermagem; Sidicley Moura Barros, responsável pela Unidade de Monitoramento e Avaliação; e Elielma Ribeiro dos Santos, responsável pela Unidade de Regulação Assistencial. E pelo município, Sara da Costa Sandes, responsável técnica pelas Doenças e Agravos não Transmissíveis (DCNT).

1 COMENTÁRIO

  1. É visível os esforços do HUL em buscar diminuir o sofrimento da sociedade. Isso sim é metodologias de trabalho. Parabéns ao HUL .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here