Conscientizar e chamar a atenção de usuários e profissionais de saúde para a problemática das Doenças Inflamatórias Intestinais. Esse o objetivo do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) com a realização do evento Maio Roxo, que acontece ao longo deste mês de maio, numa iniciativa da Gerência de Ensino e Pesquisa da unidade hospitalar.

Programação se estende as UBSs de Lagarto

Na programação, simpósios, workshop, palestras, e ações educativas acontecendo no Hospital Universitário de Lagarto, no Campus UFS Lagarto e em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Lagarto. A abertura do evento ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, dia 2 de maio, no HUL.

O evento Maio Roxo marca o mês da conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais – o mês de maio -, que se converte numa campanha nacional para estimular o debate público em torno do problema, e sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes

O professor Fernando Every, que também é presidente da Sociedade de Gastroenterologia de Sergipe, destacou na abertura a densidade da programação por sua diversidade e volume de iniciativas. “Tudo isso está sendo feito pensando na população, chamando a atenção para um problema que é crescente, grave e incapacitante”, alertou.

O professor Every ressaltou que o objetivo é sensibilizar os profissionais para o problema das doenças inflamatórias intestinais, bem como orientar o público quanto aos sintomas clássicos que podem ser manifestados, estimulando a busca por assistência médica o mais precocemente possível. “Compreende-se o quão importante é o conhecimento dos sintomas para que o diagnóstico seja precoce, garantindo melhor qualidade de vida às pessoas acometidas pela doença”, disse.

A diretora do Campus UFS Lagarto, Adriana Carvalho, representando na oportunidade o reitor Angelo Antoniolli, enfatizou também a importância da iniciativa para os usuários do sistema de saúde público. “Parabenizo porque o evento compreende não somente palestras, simpósios e outras iniciativas mais voltadas para os profissionais, mas também ações que estão acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde”, comentou.

O evento contou ainda com a presença do representante da Câmara de Vereadores de Lagarto, José Jenilson da Conceição (JC); da coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Lagarto, Daniela Souza da Silva; da representante da Secretaria de Saúde de Simão Dias, Iza Oliveira; do chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUL, Marcos Henrique dos Santos; da representante da Residência Multiprofissional do HUL, Deisiane dos Santos; e do chefe da Divisão Administrativa e Financeira do hospital, Sérgio Sávio Ferreira da Conceição.

Programação Maio Roxo HUL-UFS
07/05 – 9 às 10h30 – Equipe Multiprofissional do HUL na UBS Dr. Davi Marco de Lima (Loiola);
08/05 – 9 às 11 horas – Palestra para Agentes Comunitários de Saúde com o nutricionista Rafael Pinto Lourenço;
08/05 – 14 às 16 horas – Workshop com médicos da Atenção Básica;
09/05 – 8 às 11 horas – I Simpósio Multiprofissional de Doenças Inflamatórias Intestinais de Lagarto (para profissionais do HUL);
09/05 – 13 às 16 horas – I Simpósio Multiprofissional de Doenças Inflamatórias Intestinais de Lagarto (para profissionais da Rede Básica de Saúde);
14/05 – 8 às 9h30 – Equipe Multiprofissional do HUL na UBS José Antônio Maroto (Centro);
14/05 – 11 às 12h30 – Equipe Multiprofissional do HUL na UBS Leandro Maciel (Posto do Leite);
15/05 – 13 às 17 horas – Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais (Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição – HUL);
16/05 – 9 às 10h30 – Equipe Multiprofissional do HUL na UBS Arthur de Oliveira Reis (Povoado Brasília);
20/05 – 9 às 10h30 – Equipe Multiprofissional do HUL na UBS Padre Almeida (Colônia 13);
22/05 – 9 às10h30 – Equipe Multiprofissional do HUL na UBS Jerônimo Reis (Jenipapo);
29/05 – 16 às 20 horas – I Simpósio de Doenças Inflamatórias Intestinais de Sergipe (Lagarto).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here