“Inteligência Emocional” se tornou hoje uma base profunda para o desenvolvimento da vida, seja ela profissional ou pessoal. Nesse sentido, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) contou nesta quinta-feira, 23, com a palestra do coach Jairo Cruz, membro da Sociedade Latino Americano de Coaching – Slac.  O evento que aborda os ângulos da inteligência emocional, aconteceu no auditório da MNSL em alusão ao dia do assistente social, celebrado no último dia 15 de maio.

Jairo Cruz disse que foi uma alegria estar na MNSL e ter atendido ao convite da assistente social, Fátima Andrade, para levar um tema de extrema relevância sobre Inteligência Emocional. “Nessa abordagem, eu trouxe uma programação neolinguística, com foco na inteligência emocional, processo de coaching com uma abordagem voltada para os profissionais. Entendemos que a inteligência emocional é um tema de alta relevância em qualquer segmento e setor da vida, tanto no campo profissional quanto pessoal”, Jairo Cruz.

O processo de coaching ajuda no processo de auto ciência, responsabilidade e assim mostra o direcionamento para seguir a vida. Sem a autoconsciência é impossível quebrar qualquer ciclo de pensamento”, atentou Fátima. “Um grave problema das pessoas que não tem inteligência emocional  é que  elas estão com o olhar no retrovisor (passado) ou achando que a felicidade está em algum local no futuro, nossa felicidade acontece nesse exato  momento e para isso precisamos ser a melhor versão e para ser a melhor versão temos que nos compreender”, observou Jairo.

Autoconhecimento

A referência Técnica no Serviço Social da MNSL, Fátima Andrade, explicou que inicialmente a palestra seria para homenagear a equipe de Assistentes Sociais da maternidade, mas que posteriormente foi percebido que este momento e estes conhecimentos teriam que ser estendidos para todas as categorias, “Foi muito importante colaborar para nosso autoconhecimento e para atingirmos a inteligência Emocional e o bem-estar necessários para nossa vida”, disse.

“Foi através do que vivenciamos diariamente no nosso trabalho e de entendermos que lidamos com sentimentos que mexem com o nosso emocional, que nos motivamos à convidar o Coach Jairo Cruz para ministrar a palestra de hoje, visto que nós trabalhadores precisamos estar bem em nível pessoal e emocional, para que possamos encontrar no nosso “eu” este equilíbrio emocional e realizarmos uma assistência em saúde com maior satisfação, motivados por uma prática humanística, e pelas relações interpessoais entre os colaboradores”, ressaltou Fátima.

Jairo Cruz comentou  que a principal importância de utilizar a inteligência emocional dentro de uma instituição de saúde como a MNSL, é saber lidar com o próximo. “Sabemos que a unidade trabalha sempre com o aspecto humanizado e nesse sentido de humanização é preciso compreender o outro, ter uma visão da outra pessoa, o que a motiva e o que é motivado.  A inteligência emocional vem ao encontro desse conceito, dessa missão maior da maternidade”, ressaltou o palestrante.

Ele disse que o grande objetivo é mostrar como nascem as emoções, como são reproduzidas e como reagem diante dos vários tipos de situações que acontecem no dia a dia, fazendo um link com a vida pessoal e profissional.  “Toda emoção tem um ciclo sendo essencial identificar o mais rápido possível, esse ciclo. Nós provocamos a autoconsciência para que ela não julgue e nem impulsione para um sentimento de tristeza. A autoconsciência é o ponto de partida da inteligência emocional.

Motivados 

A psicóloga da MNSL Silvia Anjos comentou que promover atividades que auxiliem os funcionários a ampliar suas percepções, sempre viabiliza cuidado e saúde pra equipe. “A palestra foi ótima. E sem dúvidas motivou a equipe” disse Sílvia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here