De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até a última quinta-feira (23), 18.125 cidadãos lagartenses haviam sido vacinados contra o vírus Influenza, causador dos piores tipos de Gripe. Em Lagarto, a Campanha Nacional de Vacinação visa imunizar 25.085 pessoas.

De acordo com Carlos Carvalho, diretor da Vigilância Epidemiológica de Lagarto, até a última segunda-feira (27), o município já imunizou mais de 75% do seu público alvo. Questionado sobre o cumprimento da meta de vacinação, que é de 90%, em menos de uma semana, Carlos afirmou que “Até o final da campanha, tudo pode acontecer, porque tem gente que deixa para tomar a vacina nos últimos dias”.

Ele ainda informou que a Secretaria Municipal de Saúde está elaborando um plano de ações para atingir os grupos prioritários, que são compostos por: gestantes, puérperas, idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. “Não ocorrerá mais nada aos sábados, mas estamos estudando agir em praças”, destacou Carvalho.

Idosos ainda apresentam resistência perante a vacina, acreditando que elas o fazem adoecer

Além disso, o diretor da Vigilância Epidemiológica de Lagarto frisou que, mesmo com o fim da campanha nacional de vacinação no próximo dia 31, “não iremos abrir mão dos grupos prioritários, até que a gente consiga bater a meta”. Diante disso, ele recomendou aos inclusos nos grupos prioritários, principalmente os idosos, que têm apresentado resistência, que procurem o quanto antes um posto de saúde.

“A mensagem que a gente deixa é que as pessoas busquem as unidades básicas de saúde, porque a gente vai passar por um momento frio, em que o risco de circulação do vírus é ainda maior. A vacina está disponível em todas os postos e ela é a principal forma de prevenir a Influenza“, orientou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here