O Projeto de Lei n° 3324/2019, de autoria do deputado federal Fábio Reis (MDB), quer elevar o município de Lagarto à Capital Nacional da Vaquejada. O projeto foi protocolado na Câmara dos Deputados na última terça-feira (4), e aguarda o início da sua tramitação.

Projeto é de autoria do deputado Fábio Reis

De acordo com a justificativa apresentada aos parlamentares da Casa Baixa, Fábio Reis afirma que o município merece receber tal reconhecimento “por mérito seu em virtude do importante trabalho desenvolvido pela população e empresários locais”. Para tal conclusão, o parlamentar faz um resumo dos últimos 400 anos, para afirmar que a criação de gado e a vaquejada estão na gênese do povo lagartense desde muito antes do surgimento do povoado Santo Antônio, fundado nos idos de 1604.

A primeira vaquejada de Lagarto ocorreu em fevereiro de 1963 (Foto: ABQM)

Ainda de acordo com Reis, baseado em pesquisas históricas recentes,  Vila de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto, desde a sua fundação, já era um potência do gado no Brasil Colonial, comercializando seus animais para os engenhos da própria capitania, bem como para os engenhos da Bahia e Pernambuco. “Deste os tempos coloniais Lagarto tem um lugar privilegiado na vocação para a atividade agropecuária”, ressalta.

PLC leva em consideração os pequenos e grandes investimentos feitos no segmento em Lagarto

Além disso, o parlamentar lembra que o município dispõe de dois grandes parques de vaquejada – Parque Zezé Rocha e o Parque das Palmeiras, bem como já possui importantes entidades ligadas a vaquejada, são elas:  Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), além da Associação Lagartense de Vaquejada (ALVA). Esta última é citada como a responsável pela promoção de pequenas e médias vaquejadas na região.  “Lagarto conta com dezenas de pistas de vaquejadas para treino dos vaqueiros e realização de pequenos eventos, distribuídos na sede e em seus povoados”, acrescenta.

Diante do projeto, o parlamentar afirmou, em entrevista ao Programa Sergipe em Destaque, que pretende atrair e fomentar novos investimentos voltados ao setor para o município de Lagarto.

 

5 COMENTÁRIOS

  1. De fato. Os políticos lagartenses sempre se superam nas trapalhadas. Fábio Reis, então, é o campeão! A Corrida de Mourão ( que de fato ocorre em Lagarto – Vaquejada é outra coisa) faz parte da tradição local, isso é certo. Mas existem setores, como a nossa cultura, nossa arte e educação que merecem muito mais cuidado. Essa trapalhada do Deputado trapalhão não passa de um mimo para agradar empresários da cidade que fazem parte do seu agrupamento político. Pouco ou nada contribui para a agropecuária, e ele ainda se utiliza do necessitado setor para endossar a sua peraltice parlamentar. Poupe-nos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here