A tradicional Festa dos Caminhoneiros, do município de Itabaiana, atrai todos os anos pessoas que atuam nessa profissão. A abertura ocorrerá neste sábado, 8, e contará com ações da Secretaria de Estado da  Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana. Ficarão estacionados das 8h às 12h, na Av. João Teixeira, o Fique Sabendo, veículo da SES que realiza testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C. Além dele, o Camisildo, também da SES,  distribuirá panfletos, camisinhas feminina e masculina para a população.

O objetivo dessa iniciativa estratégica, de acordo com o gerente do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana,  é ampliar o diálogo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de proporcionar um exame com resultado quase que imediato, possibilitando em alguns casos, diagnósticos precoce. “Antes do exame tem o aconselhamento, conversamos e instruímos os pacientes. Além disso, é uma oportunidade extraordinária para os caminhoneiros, pois em razão do ritmo de trabalho deles, nem sempre há o interesse em realizar esse tipo de exame, como eles estarão na festa, fica mais fácil”, destaca.

Segundo Almir Santana,  no início da epidemia, a Aids cresceu muito  em caminhoneiros. “Considero os caminhoneiros como uma população prioritária pelo tipo de vida deles, passam muitos dias viajando, e alguns tem relação sexual com várias parceiras. Então acho importante introduzir nesse momento da festa,  um assunto tão sério”, enfatiza.

Na ação estarão profissionais da SES e de Itabaiana a postos para tirar dúvidas, e principalmente, salientar a necessidade do uso da camisinha feminina ou masculina na prática sexual. Um alerta que muitas vezes é deixado de lado contribuindo com o crescimento de pessoas com Infecções no Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here