O deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa de Sergipe uma indicação ao governo do Estado, no sentido que o Executivo promova uma ação voltada à ampliação e qualificação da oferta de vagas de trabalho, empreendedorismo e a formação de pessoas presas e egressas do sistema prisional. 

Deputado estadual Ibrain Monteiro

O parlamentar baseia-se na Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional e em dados do próprio governo federal de 2018 quando, após um levantamento amplo, ficou constatado que apenas 12% dos detentos no País têm atividade laboral.

 Ibrain entende que a iniciativa privada pode contribuir muito na formação técnica dos presos, inclusive do ponto de vista da ressocialização para quando esses presos deixarem a penitenciária e reúnam condições de ingressarem no mercado de trabalho.

 “A ociosidade desses homens e mulheres condenados pela Justiça precisa acabar. Nós acompanhamos o esforço das instituições que compõem a nossa Segurança Pública para prender essas pessoas, para combater o crime. Mas quando estão presos, a maioria que sequer teve acesso à educação, que talvez nem tenha frequentado uma sala de aula, geralmente se envolve ainda mais ao mundo do crime. Precisamos ressocializar essas pessoas”, defende o deputado.

 Por fim, Ibrain conta com a atenção do governador Belivaldo Chagas (PSD) no sentido que, através da gestão estadual, promova ações neste sentido, para que “esses presos não fiquem dentro de penitenciárias, amontoados em celas. Vamos aproveitar esta mão de obra, vamos buscar a iniciativa privada para que a gente possa preparar essas pessoas para que elas retornem ao convívio social com dignidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here