Passado o feriado de São João, a reportagem do Portal Lagartense recebeu a informação de que cinco gatos morreram envenenados nas proximidades da Escola Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário, por envenenamento. Segundo a professora adaptada Fátima Fontes, de 51 anos, eles foram colocados dentro de um tonel de lixo da instituição, que estava aguardando os profissionais da limpeza pública, exalando odor.

Animais conviviam no seio escolar e foram encontrados na lixeira do colégio

“Algumas reclamações começaram, então disse que deveriam reclamar na secretaria, porque não admito que batam ou os judiem. Pois bem, na quarta-feira, eles estavam lá, na quinta foi feriado, na sexta-feira fui colocar a ração deles e não os encontrei, apenas uma gata siamesa mais velha. Então sai perguntando a um e outro, quando soube que o vigia havia encontrado eles mortos em caixa que estava dentro de um tonel de lixo”, relatou a professora.

“Quando o chamei para vê-los, ele me disse que não queria nem ver”, acrescentou Fátima, que além disso informou que outro caso similar já ocorreu na escola no ano passado. “Na escola havia quatro gatos, mas um foi envenenado e ficou três. Então procurei o secretário e ele pediu para esperar acontecer de novo. Mas dessa vez nem o procurei”, contou.

Questionada sobre o comportamento dos animais, Fátima Fontes afirmou que os bichinhos não incomodavam ninguém. “Alguém não quis ajuda-los, então resolveu se livrar deles. Eles não incomodavam ninguém, apenas pediam comida quando eu chegava”, lamentou.

Ao Portal Lagartense, a diretora do Colégio Frei Cristóvão, Taize Batista, salientou que os animais não foram mortos dentro da instituição e que a iniciativa não partiu de nenhum servidor. “Eles não faziam mal a ninguém, tanto é que os servidores davam comida para eles. Inclusive nós trabalhamos junto aos alunos do primeiro ao quinto ano o amor ao próximo e aos animais, e essa notícia nos deixou triste. Ninguém poderia ter feito isso com eles. É desumano!”, comentou Batista.

Além disso, a direção da escola emitiu uma nota nas redes sociais repudiando o crime e se solidarizando com a situação. “Não somos a favor de tal atrocidade”, frisa.

Procurado, Eduardo Maia, secretário municipal da Educação há quatro meses, informou que visitou a instituição e que providências seriam tomadas junto ao Centro de Zoonoses do Município.

Envenenamento é crime

De acordo com a ONG Olhar Animal, “Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei faculta ao juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade”.

 

3 COMENTÁRIOS

  1. tem gatos na Escola Luiza Pereira e a Zoonose disse que não tem como pegar e muitos menos castrar ou dar algum medicamento para as gatas e cadelas não parirem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here