Na manhã da última terça-feira (9), Lagarto sediou o Workshop de Abertura e Oficinas da PlanificaSUS Sergipe. O evento aconteceu na Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto. O projeto idealizado pelo Hospital Albert Einstein tem o objetivo de melhorar os serviços de saúde para avançar a assistência ao usuário do SUS de forma qualificada e integrada entre a atenção primária e ambulatorial especializada.

O evento, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, contou com a  participação do Governador Belivaldo Chagas, da vice Eliane Aquino, dos Prefeitos: Hilda Ribeiro (Lagarto), Duílio Siqueira (Salgado), Marival Santana (Simão Dias) e Pedro Santos (Riachão do Dantas). Secretários de Saúde também estiveram presentes, a exemplo de Valberto Oliveira (Estado), Luíza Ribeiro (Lagarto) e Lenivaldo Nunes (Simão Dias). Além de representantes da UFS, Ministério da Saúde, EBSERH, Conselhos de Saúde, Funesa, entre outros.

Para o governador Belivaldo Chagas, “o PlanificaSUS chega em Lagarto com a Rede Materno Infantil. Essa é uma região preparada que só estava precisando desse impulso para que façamos a coisa acontecer”, afirmou.

Já a Prefeita Hilda Ribeiro, falou da emoção em ter como um hospital de referência como o Albert Einstein, trabalhando em conjunto com a nossa Regional de Lagarto. “Não poderíamos perder a chance de contarmos com profissionais técnicos nos apoiando”, disse.

Para oficializar a adesão dos municípios de: Lagarto, Simão Dias, Tobias Barreto, Riachão, Salgado e Poço Verde os prefeitos e secretários assinaram o termo de cooperação técnica do PlanificaSUS.

Em Sergipe, o PlanificaSUS será conduzido pelo Estado em parceria com os Municípios, órgão fiscalizadores, a UFS, entre outros. A execução será pelo Hospital Albert Einstein e seguirá até dezembro de 2020.

O projeto é desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, numa parceria do Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde.

Com informações da Prefeitura de Lagarto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here