Você conhece alguém que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais popularmente conhecido como derrame? A Universidade Federal de Sergipe campus Lagarto convida pessoas com AVC para tratamentos inovadores oferecidos pelo departamento de Terapia Ocupacional. As pesquisas realizadas pela Terapia Ocupacional envolverão técnicas inovadoras, tais como Terapia de Espelho, Mão robótica e bandagem Terapêutica.

A Terapia Espelho é uma técnica que visa a recuperação do braço através de um conjunto de exercícios realizados com o espelho. Esse método faz com que o cérebro acredite que o movimento visto no espelho é realizado pelo braço comprometido a fim de melhorar a reorganização cerebral após o AVC.  Essa técnica foi desenvolvida para ajudar o paciente a usar os dois membros para realização das atividades do dia a dia., como se vestir, comer, escovar os dentes, tomar banho, entre outras.

Já a bandagem é uma fita que é utilizada diretamente na pele. É um recurso que indica ao músculo a direção do movimento, ajudando o membro acometido com rigidez pelo derrame nas tarefas do dia a dia. 

E a prática mental e o uso da mão robótica servem para potencializar o tratamento do membro superior que apresenta sequelas após o AVC. Essa intervenção usa uma mão robótica que permite a conexão cérebro-máquina, fazendo com que a luva perceba os sinais elétricos do cérebro e mande os comandos para a mão do paciente, com o intuito de melhorar o movimento, a coordenação motora e outros aspectos do paciente para promover maior qualidade no uso do braço nas atividades cotidianas.

Imagens meramente ilustrativas

Ficou interessado? Para maiores informações entre em contato pelos telefones: (79) 99682-9899; (79) 99972-7902; (79) 99121-5051 ou de segunda a sexta das 8:00 às 16:00 na secretaria do curso de Terapia Ocupacional na UFS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here