Um feito inédito na trajetória do Colégio Estadual Dom Mario Rino Sivieri! Todas as suas 10 equipes inscritas na 11° Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) chegaram até a sexta e penúltima etapa da competição, que reuniu 220 equipes em Sergipe e 18.500 em todo o Brasil.

Com o feito, os alunos do colégio receberam o certificado de participação na ONHB, no espaço de convivência da unidade escolar. O ato contou com a presença de pais, professores, equipe diretiva e representantes do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (DED/Seduc).

De acordo com a Seduc, durante a competição, os alunos do colégio foram orientados pelo professor de História da unidade, Cleiton Melo Jones, com o auxílio voluntário da professora Elisa de Moura Ribeiro, da rede estadual da Bahia, que foi convidada a também orientar os alunos no processo de pesquisas.

Além disso, é importante destacar que esta não foi a primeira vez que os alunos do Colégio Estadual Dom Mario Rino Sivieri se destacaram na OBHN. Uma vez que na edição passada, os alunos da unidade chegaram até a 5° fase da competição. Na época, eles foram orientados somente pelos professores Cleiton Jones e Elisa Ribeiro.

Aluna do 9° ano, Gilmara participou da competição pela segunda vez (Fotos: Seduc)

Com resultado desta edição, a aluna Gilmara Lima de Jesus, do 9º ano, afirmou que a competição representou uma grande experiência em sua vida. Já é minha segunda vez, e é sempre uma experiência muito boa, que eu vou levar para a minha vida toda. Estimula os estudos porque a gente fica mais por dentro da História, consegue aprender coisas que não sabia antes”, declarou.

A olimpíada

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é organizada pela Universidade Estadual de Campinas e conta com a participação de todos os estados. A competição funciona em seis fases online e uma fase presencial, que acontece em Campinas. Semanalmente era enviada uma prova online para as equipes, que tinham sete dias para pesquisar, responder e enviar as respostas. 

Leia também: Estudantes do CJAV estão na final da 11ª Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here