A Prefeitura de Lagarto, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou durante toda a manhã da última quinta-feira (15) um evento no novo Galpão de Triagem de Coleta Seletiva, onde ofereceu aos cooperados diversos atendimentos e palestra de conscientização.

De acordo com a Coordenadora do Cerest, Patricia Fontes, os catadores tiveram acesso à vacina contra hepatites e tétano, médico do trabalho, testes de sífilis e HIV através da Unidade Móvel do CTA Estadual, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, entre outros. Eles também participaram de sorteios de brindes entre os quais duas cestas básicas.

Catadores tiveram acesso a atendimento médico através da Unidade Móvel do CTA.

Os cooperados também assistiram a uma palestra promovida pela fisioterapeuta Cláudia Barros, em que fizeram ginástica laboral e puderam ter noções sobre doenças ocupacionais e do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Para o Presidente da Cooperativa de Catadores de Lagarto, Cristiano Santos, essa ação foi de grande valia, pois “alguns dos cooperados viviam isolados no lixão e não tinham acesso a um médico há mais de 20 anos. Não por falta do profissional, mas de uma ação como esta que trouxesse o especialista até eles”.

Presente no evento, a Secretária municipal da Saúde, Polyana Ribeiro, afirmou que ações como esta se repetirão periodicamente no Galpão, sobretudo quanto à atualização dos EPIs para que homens e mulheres, que estão diariamente na coleta de recicláveis expostos a diversos riscos à saúde, tenham sua integridade física e psicológica zelada.

Cooperado também receberam informações sobre doenças ocupacionais e do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Prestigiaram o evento o Secretário da Agricultura, Fábio Frank, e o Adjunto do Meio Ambiente, Renato dos Santos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lagarto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here