A convite da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) marcaram presença na ação Cidadania Quilombola, realizada na última sexta-feira (16) na comunidade Forras, no município Riachão do Dantas, em parceria com a prefeitura.

Na oportunidade, a Funesa ofereceu os serviços de aferição de pressão e glicemia capilar, além de palestra de conscientização e dinâmica sobre o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da Dengue. Já a SES, ofertou testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, utilizando a unidade móvel ‘Fique Sabendo’, coordenada por Dr. Almir Santana, gerente do Programa IST/Aids.

Funesa promoveu palestra de conscientização e dinâmica sobre o enfrentamento ao mosquito que transmite o vírus da Dengue.

De acordo com a referência técnica de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Valdelíria Carvalho, as crianças ficaram bastante atentas com o “Cantinho da História”, onde as profissionais fizeram abordagem recreativa sobre o mosquito da Dengue. “As crianças foram muito receptivas e aproveitaram esse momento. Foi satisfatório ver que algumas já tiveram orientação na escola, sabendo sobre o processo de surgimento do mosquito e as suas fases de formação”, disse.

A coordenadora de Promoção e Prevenção à Saúde da Funesa, Sandra Ribeiro, afirmou que a ação propõe valorização cultural de uma comunidade tradicional. “Foi uma oportunidade de levar atividade de promoção e prevenção à saúde. Além disso, uma ótima oportunidade de trabalhar educação em saúde, com informações acerca da forma de combate ao vetor, voltado ao público infantil. Através de ludicidade, transmitimos as informações e formamos pequenos multiplicadores”.

Na oportunidade, a Prefeitura de Riachão do Dantas também promoveu palestras sobre educação, segurança pública, violência contra a mulher e produção rural, além de corte de cabelo.

Fonte: SES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here