O Informe Epidemiológico da Dengue no Estado de Sergipe, com os dados da Semana Epidemiológica 31, datado até três de agosto, mostrou que Lagarto possui 173 casos notificados de Dengue e 119 confirmados. Os números foram divulgados na última quarta-feira (21), pela diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mércia Feitosa.

Lagarto está entre os municípios com mais casos notificados e confirmados em Sergipe (Foto: SES)

Segundo o informe, Lagarto está entre os 12 municípios com maior número de casos notificados e confirmados. Neste quadro, figuram também: Aracaju (1.743 notificações), Nossa Senhora do Socorro (726), Simão Dias (578), Estância (277), São Cristóvão (247), Itabaiana (211), Barra dos Coqueiros (176), Monte Alegre (169), Itabaianinha (165), Nossa Senhora da Glória (165) e Pedra Mole (124).

Apesar dos dados, Mércia Feitosa afirmou que Sergipe não vive uma epidemia de dengue, mas que os dados merecem atenção. “As pessoas continuam adoecendo e ainda é alta a circulação do vírus no Estado. Portanto, é preciso que a população se una a nós neste esforço, e adote as medidas domésticas de controle do vetor”, conclamou Feitosa.

Procurado pela reportagem do Portal Lagartense, Carlos Carvalho, diretor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, lembrou que, embora não tenha óbitos registrados, Lagarto está com médio risco de sofrer com surto de dengue e que os dados do boletim são mais um motivo para que as equipes da saúde municipal permaneçam mobilizadas.

“Estamos trabalhando constantemente para combater o ciclo de vida do mosquito. Mas agora nós temos que sensibilizar a população, pois todos já têm conhecimento sobre os cuidados por meio da internet. Nosso índice de infestação é médio, 2.2, e por mais que fosse baixo, nós devemos continuar em alerta. Afinal, todo cuidado com a dengue é pouco”, observou Carvalho.

Prefeitura de Lagarto tem buscado sensibilizar a população sobre os cuidados com a dengue (Foto: Secom/PML)

Diante deste cenário, ele informou que a Prefeitura de Lagarto está empenhada em mobilizar a população. Por isso, ele destacou que desde o início do ano diversas ações foram realizadas, tais como: acompanhamento e bloqueio dos focos do mosquito Aedes Aegypti, lançamento do Time Lagarto Contra a Dengue, que levou mutirões aos bairros periféricos da cidade, bem como limpeza de terrenos na zona rural do município.

“Com o Time Lagarto já programamos mutirões para realizar em outros bairros do município, como o Libório, Laudelino Freire, centro e também no interior. Também temos mobilizado as equipes de saúde, estudado estratégias para as casas fechadas e aqueles cidadãos que não recebem os agentes de saúde, além de adquirir um carro fumacê”, destacou.

 

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here