Na última quinta-feira (22), a dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Hospital Universitário de Lagarto (HUL) estiveram reunidos para discutir o encaminhamento de pacientes oriundos da atenção básica que necessitam ser  acompanhados por um especialista ao Ambulatório de Especialidades do HUL.

Registro da reunião ocorrida entre a SMS e o HUL

Por isso, na reunião, foi discutido o estabelecimento de um fluxo de encaminhamento de usuários aos médicos especialistas do hospital, regulados a partir do atendimento inicial no posto ou unidade básica de saúde local. Para a partir dai, os pacientes serem encaminhados ao Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário.

Lá, são disponibilizados consultas em áreas como Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Alergia e Imunologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Reumatologia, Reumatologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Ortopedia Clínica, Otorrinolaringologia, Neurologia, Geneticista e Hepatologia.

“Para acesso aos serviços do Ambulatório de Especialidades do HUL, a marcação da consulta para os pacientes internos do hospital, que recebem alta com indicação para um especialista, é realizada pelo próprio Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade hospitalar. Já para os pacientes externos, que também precisem recorrer a um especialista, o acesso aos serviços deve ser através da Unidade Básica de Saúde de suas respectivas localidades, via sistema de regulação”, acrescentou o HUL.

Após a reunião, Polyana Ribeiro, secretária Municipal de Saúde, afirmou que o ato foi proveitoso. Enquanto o professor Valter Santana lembrou que ““O que se busca é um programa de integração para que essas consultas sejam gerenciadas para onde houver mais necessidade, ofertando para localidades onde a população mais necessite”.

Presenças

Participaram do encontro na sede da secretaria o superintendente do HUL, professor Valter Santana, o gerente de Atenção à Saúde, professor Manoel Cerqueira Neto, o chefe da Divisão Médica e Diretor Técnico do hospital, Érico de Pinho Menezes e o chefe Do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Marcos Henrique dos Santos, que foram recepcionados pela secretária Polyana de Souza Ribeiro, pela coordenadora da Atenção Básica, Daniela Souza da Silva e pela Coordenadora de Atenção Especializada, Sara Sandes.

1 COMENTÁRIO

  1. O HU DE LAGARTO FAZ MAIS PUBLICIDADES ENGANOSAS DO QUE A DEVIDA PRESTAÇAO DE SERVIÇOS AOS USUARIO, HU É UM HOSPITAL QUE SEMPRE ESTÁ SEM ATENDER OS PACIENTES SOBRE ALEGAÇAO DE FALTA DE MEDICO, ISSO É UMA VERGONHA PARA A DIREÇAO DESSE HOSPITAL QUE TANTO FAZ PUBLICIDADE ENGANOSA, AUTOR EUGENIO OLIVEIRA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here