Seguindo uma determinação do Ministério da Saúde, os país e responsáveis já podem levar as crianças de seis meses a menores de 1 ano para serem vacinadas contra o sarampo em todo o país. A medida é preventiva e voltada, sobretudo, para as crianças que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

“Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece o ministério.

Sarampo: vacinação preventiva já começou!
De acordo com Carlos Carvalho, diretor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de saúde de Lagarto já estão prontas para receberem as crianças. “Apesar do governo ainda não ter enviado as doses extras, nós temos estoque suficiente para atender as crianças que demandarem a vacina contra o Sarampo”, destacou.
Para vacinar as crianças, os pais e responsáveis devem levá-los até a unidade de saúde mais próxima, portando o Cartão de Vacinação do menor.
Sergipe tem caso registrado de Sarampo

De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Vale lembrar que em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here