A Escola Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário respirou arte na última quinta-feira (29). Isso porque ela incentivou seus alunos a replicarem as obras do artista plástico lagartense, Gorgulho, além de trazer para dentro de seus portões, suas pinturas e desenhos.

Artista pintou quadros especialmente para exposição na escola.

Na ocasião, foram premiadas as melhores reproduções feitas pelos estudantes e o primeiro colocado pôde levar para casa uma obra do artista. Participaram do concurso os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O coordenador, Rubinaldo Araújo, disse que o concurso foi dividido em dois momentos: a primeira etapa foi trazer a exposição do artista plástico, Gorgulho, para a biblioteca da escola e os alunos para uma primeira visitação, acompanhados de seus professores; a segunda etapa foi a exposição do regulamento. Depois disso, os estudantes seguiram todas as orientações e começaram a produzir releituras das obras.

Alunos apreciam obras do artista plástico lagartense.

“Essa ideia surgiu do seguinte pensamento: a gente vê que a arte precisa ser valorizada e reavivada nas nossas escolas (…) então trazer para cá um artista lagartense e ele mostrar algo tão surpreendente valoriza a instituição e também estimula os alunos de hoje. Eles vão olhar e dizer: ‘se ele conseguiu, eu também posso conseguir’. Então nosso objetivo é estimular nossos alunos para que eles mostrem seus dons artísticos’, explica.

Além disso, ele conta que os professores ficaram surpresos com o resultado e comemoraram pelo fato dos alunos se envolverem na atividade. “E a gente sabe que aprendizagem é isso. É dinamismo, não é só a lousa, o giz e o livro, tem que ser uma coisa dinâmica pra gente atrair os nossos adolescentes”, afirma Araújo.

Gratidão

Gorgulho, que esteve presente na escola, conta que começou a desenhar desde pequeno, mas que vive da arte há 7 anos. “Aprendi a técnica do grafite em 2010 e não parei mais. Trabalho com pintura em paredes, capacetes, camisas, e a questão dos quadros foi justamente esse ano para trazer a exposição para a escola”.

Gorgulho tem obras expostas publicamente na Barragem Dionísio de Araújo Machado, no campus de Lagarto (UFS) e na Praça dos Três Poderes.

O artista afirma que gostou do resultado e que se sente grato por seu trabalho estar sendo exposto na escola e reproduzido pelos estudantes. “Está sendo uma grande honra porque através desse projeto, podemos desenvolver o aprendizado na arte, nos desenhos, no grafite e nas caricaturas”.

Arte como oportunidade

Jhonatan Souza, estudante do 8º ano B, ficou com o primeiro lugar no concurso e disse que eventos como esse podem servir de estímulo para outros estudantes.

Aluno reproduziu desenho de Gorgulho, no caso, o monstro da obra Frankenstein, romance gótico da escritora britânica Mary Shelley.

“Eu gostei muito da apresentação porque aqui na cidade eu não vejo muito esforço. Alguns até gostam de desenhar, mas aqui em Lagarto não tem uma escola de desenho, aí a maioria não quer desenhar, porque acham que não vão ter futuro. Mas o que eu tenho a dizer pra quem gosta de desenhar é: se esforça porque pode dar um futuro pra você”, afirma.

Um dos idealizadores do evento foi o poeta lagartense Assuero Cardoso. Ele diz que encontrou na Biblioteca Pública Municipal José Vicente de Carvalho, em Lagarto, uma oportunidade para mostrar os trabalhos de Gorgulho. Após a exposição, o coordenador Rubinaldo Araújo teve a ideia de levar os quadros para a escola, resultando no concurso de desenho.

Alunos expõem seus trabalhos no I Concurso de Desenhos da escola.

“Nosso objetivo é dar oportunidade aos artistas da terra porque Lagarto é uma cidade rica, tanto de artistas plásticos como de escultores, desenhistas, artesãos (…) Muitos talentos estão escondidos, eles não têm oportunidade de mostrar seu trabalho e com um concurso desse, mais de 25 alunos participaram, ou seja, cada um ao seu modo soube retratar o que viu nas obras”, ressaltou.

De acordo com o coordenador da Frei Cristóvão, a escola pensa em futuramente convidar os pais para que possam ver as obras dos estudante para que eles possam valorizar ainda mais o trabalho de seus filhos.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito obrigado a equipe do site lagartense por está presente e registar esse momento mágico em minha vida.
    Agradeço primeiramente a Deus por esse Dom ,minha esposa Adriana e meu amigo Bruno Slash por esta me apoiando nessa jornada Artística e duas pessoas especiais Assuero Cardoso por sempre acreditou no meu trabalho e a Rubinaldo por receber minhas obras nas Escolas CNSP e Frei Cristóvão e idealizar lindos projetos e interações com os alunos…muitos obg aos amigos e fãs..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here