Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado de Sergipe, Lagarto está entre os seis municípios sergipanos com mais idéias inovadoras inscritas no Projeto Centelha. A iniciativa busca capacitar empreendimentos ou processos inovadores para o desenvolvimento de bens ou serviços.

Centelha foi lançado em junho deste ano

Ao todo, o programa obteve 579 ideias inscritas em todo o estado e deste montante, aqueles que apresentam um quantitativo maior de pensamentos inovadores são: Aracaju (359 ideias), São Cristóvão (53), Nossa Senhora do Socorro (37), Nossa Senhora da Glória (26), Itabaiana (19) e Lagarto (16).

Entre as temáticas com mais ideias inscritas estão: ecnologia Social (32,8%), TI e Telecomunicações (16,9%), Mecânica e Mecatrônica (8,1%), Química e Novos Materiais (7,6%), Internet das Coisas (5,5%), Inteligência Artificial e Machine Learning (5,2%) e Automação (4,3%).

De acordo com o diretor técnico da Fapitec, Ronaldo Guimarães, o programa teve 1.680 participantes envolvidos nas equipes destinadas a desenvolver as ideias oriundas de 28 municípios sergipanos. Além disso, com o fim do período de inscrições, ele ressaltou que os números colocam Sergipe em destaque nacional no Programa Centelha.

“Quando a gente faz um comparativo de idéias a cada 100 mil habitantes, Sergipe dispara em relação a grandes estados que já investem massivamente na inovação, como Santa Cataria e Rio Grande do Sul”, comemora. “Nós temos certeza que dentro dessas 579 ideias que foram submetidas, às 23 que serão selecionadas ao final do processo, serão grandes empresas”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here