PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SES articula com municípios estratégias para a Campanha de Vacinação contra o Sarampo

campanha-sarampo-2

A Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na manhã da última terça-feira (1), no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), coordenadores dos 75 municípios sergipanos responsáveis pela vacinação.

O tema do encontro foi a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas e, em casos graves, ser fatal. O estado de Sergipe tem, atualmente, 48 casos notificados, três confirmados – dois em Estância e um em Areia Branca -, 30 casos descartados, 15 em investigação e nenhum óbito.

Estiveram presentes coordenadores dos 75 municípios sergipanos responsáveis pela vacinação (foto: Flávia Pacheco/Ascom).

A Campanha, que é nacional, terá duas fases: a primeira acontecerá de 7 a 25 de outubro, com foco nas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com o dia ‘D’ no sábado, 19; a segunda etapa começará em 18 de novembro e se estenderá até o dia 30 do mesmo mês que será, também, o dia ‘D’. O público alvo, nesta fase, será a população de 20 a 29 anos.

Segundo a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, a vacina contra o sarampo não é nova, ela está disponível para a população na rotina do Serviço de Saúde, na faixa etária de 1 a 49 anos e a Campanha vem como um reforço. O estado de Sergipe, hoje, está com a cobertura vacinal para a doença abaixo do ideal. De acordo com os registros, a primeira dose em crianças está com 93% de cobertura e a segunda dose com 72%, apenas.

“Nós precisamos fazer a busca dessas crianças não vacinadas. A campanha é voltada para a criança e para o adulto jovem porque são as faixas etárias mais acometidas pela doença. Estamos aqui reunidos com os coordenadores dos 75 municípios, as pessoas responsáveis pela vacina em cada localidade, para fazer uma preparação para a essa Campanha. Além da vacina contra o sarampo nós também vamos atualizar todas as outras vacinas de rotina, por isso é importante levar a carteira de vacinação. Não podemos perder tempo. O país está em alerta, estamos vendo os casos aparecerem e isso está acontecendo porque as pessoas não estão vacinadas”, reforçou Sândala.

A Organização Pan Americana de Saúde (OPS) concedeu ao Brasil, em 2016, certificado de erradicação do sarampo, que não registrava casos novos desde 2000. Porém, em 2017, ocorreu um surto de sarampo na Venezuela que chegou ao Brasil em 2018, ocasionando a perda do certificado.

Fonte: SES

Publicidade