Com o objetivo de preservar o meio ambiente e evitar a construção de uma ilha de calor no centro comercial de Lagarto, estudantes estão colhendo assinaturas para um abaixo-assinado que visa impedir a derrubada das árvores localizadas no entorno da Praça Filomeno Hora.

Estudantes querem preservar as árvores centenárias do entorno da praça

As assinaturas estão sendo colhidas pela via física, onde os interessados em defender a causa poderão assinar o documento na Farmácia Farmacon, localizada nas imediações da praça, e pela via virtual, por meio da plataforma Avaaz.

De acordo com os promotores do abaixo-assinado, a ideia surgiu depois do surgimento de uma notícia dando conta que as árvores centenárias que ficam nos arredores da praça iriam ser cortadas. Uma vez que a praça está passando por reformas estruturais e contará com um novo e amplo projeto arquitetônico.

Projeto arquitetônico da praça Filomeno Hora

“É necessário que a população da cidade de Lagarto se mobilize contra a retirada dessas árvores, que não só representam a preservação da imagem histórica da cidade, mas também que representa uma causa de cunho ambiental, uma vez que elas servem como reguladoras térmicas naturais para o centro da cidade nos dias quentes de verão e serve também como lar para os pássaros”, diz a petição virtual. 

Ainda segundo a petição, o abaixo-assinado será entregue a Prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (SD). 

O que diz a Prefeitura de Lagarto

Procurada pela reportagem do Portal Lagartense, a Prefeitura Municipal de Lagarto emitiu um comunicado informando que “as árvores da Praça Filomeno Hora passarão por um processo de replantio, uma vez que a Licença Ambiental emitida pela Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA recomenda a substituição das árvores por espécies nativas adequadas, preservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio ecológico”.

E completou argumentando que: “Por conta de raízes expostas, insetos indesejáveis em ambiente urbano e estrutura e estética, as árvores atuais serão substituídas por ipês amarelos e roxos, dando mais beleza e segurança para quem passar pela praça – ressaltando que tudo isso será feito também a partir do licenciamento ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA”.  

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here