No próximo dia 17 de outubro, o professor doutor lagartense Claudefranklin Monteiro lançará mais um livro. Intitulado ‘A vida é um trio elétrico’, a obra será lançada no auditório da Sociedade Médica de Sergipe, às 11h, devido a II Reunião de Congraçamento entre Instituições Científicas e Culturais da Bahia e de Sergipe.

Em entrevista ao Portal Lagartense, Claudefranklin disse que a A vida é um trio elétrico é o primeiro livro de um trilogia sobre o assunto, e que este reúne crônicas que escreveu e publicou em jornais, revistas e portais de Sergipe e da Bahia, entre 2009 e 2019 sobre o carnaval e sobre o trio elétrico.

“Os próximos livros serão lançados entre 2020 e 2021. Um contando a história dos 70 anos do trio elétrico na perspectiva da banda Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. E o outro, sobre a história do trio elétrico em Sergipe”, acrescentou Monteiro.

Cabe destacar que as obras são o desdobramento de um estudo de pós-doutorado em Cultura e Sociedade sobre a história do trio elétrico em Sergipe, realizado entre 2017 e 2018, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Por isso, a Vida é um trio elétrico, bem como as demais foram produzidas sob a supervisão do Prof. Dr. Milton Moura, além da colaboração de Aroldo Macêdo e toda a turma da Terra do Som, em Salvador, onde o historiador lagartense afirma ter realizado “um levantamento exaustivo de fontes e algumas entrevistas”. 

Claudefranklin Monteiro é fã do trio elétrico e membro da Academia Lagartense de Letras

Questionado sobre os motivos que o levaram a se debruçar sobre o tema, Claudefranklin recorreu aos sentimentos pessoais. “Sou fã do Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar desde 1982. [Além disso] O trio elétrico tornou-se fundamental para a história do carnaval brasileiro e para a criação de um novo estilo, a música trieletrizada. Um patrimônio da cultura nacional. Nesse sentido, quero dar a minha contribuição da melhor forma possível, colaborando para a memória do carnaval elétrico na Bahia e no Brasil”, argumenta.

Além do lançamento a ser realizado em Aracaju, ainda neste ano, serão realizados outros lançamentos e sessões de autógrafos em Lagarto e Salvador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here