Após participar da entrega de seis veículo para o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) de Lagarto, na manhã da última segunda-feira (07), o deputado federal Fábio Reis (MDB) acompanhou o governador Belivaldo Chagas na recepção ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Ministro anunciou que o governo federal está colocando a disposição do governo sergipano equipamentos e técnicos para combate as manchas na costa.

O ministro sobrevoou as áreas contaminadas pelo óleo na faixa litorânea de Sergipe. As manchas de petróleo aportaram nas praias do nordeste desde 02 de setembro. Em Sergipe, elas chegaram no dia 24. 

Fábio Reis agradeceu ao ministro a atenção dada às questões relativas ao seu estado e, de maneira descontraída, aproveitou para agradecer a carona de volta a Brasília. 

Também acompanharam o sobrevoo, o coordenador Nacional de Atendimentos a Emergência do Ibama, Marcelo Amorim e o diretor geral de Proteção Ambiental do Ibama, Major Olivaldi Alves Borges de Azevedo. O grupo fez um sobrevoo de meia hora, entre a Coroa do Meio e o Viral. Nesta localidade, o helicóptero pousou e os técnicos recolheram uma amostra do óleo que estava na areia. 

Parceria entre o Governo Federal e Sergipe

Ao desembarcar de Brasília, o ministro afirmou que veio cumprir uma determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro, para tomar providência sobre as medidas urgentes que se fazem necessárias para evitar danos ao meio ambiente provocados pela mancha de óleo que atinge todo o estado nordestino. Ele disse que é preciso identificar a origem do óleo, que até o momento não se sabe com precisão. 

“O que se tem de informações, até o momento, é a extensão da área do nosso litoral, que tiveram pontos de contato com o óleo. Desde o início dessas operações, do dia 02 de setembro em diante, o Ibama, o ICMBio, órgãos estaduais dos diversos estados e dos 42 municípios atingidos, a Marinha, vêm desenvolvendo várias atividades para recolher as borras de óleo que chegam nas praias”, revelou.

Helicóptero do Ibama já realizou 65 horas de voo, investigando a costa nordestina.

Ele disse que entre 14 de setembro a 06 de outubro um helicóptero do Ibama já realizou 65 horas de voo, fazendo investigação da costa nordestina, desde o Maranhão até a Bahia, por visualização direta. Além disso, uma outra aeronave, equipada com radar e detectores de óleo no mar, também já fez vários sobrevoos desde o início dos eventos. 

O ministro anunciou que o governo federal está colocando a disposição do governo sergipano equipamentos e técnicos que trabalharão com o intuito de retirar o óleo de toda a costa e tentar conter os danos ao meio ambiente. “A Petrobras também vai mandar mais equipamentos e equipes para intensificar esse trabalho. Vamos avançar no plano de contingência, especialmente limpando as praias, que é muito importante daqui pra frente”, salientou. 

Saúde

Ainda na última segunda-feira, pouco antes de se encontrar com o governador e com o ministro do meio ambiente, o deputado federal Fábio Reis entregou veículos em São Cristóvão que ajudarão pacientes do município. 

Após entregar seis veículo ao DER, em Lagarto, parlamentar ainda entregou outros veículos em São Cristóvão.

“Como vocês podem ver, saúde é uma das prioridades do meu mandato”, disse o parlamentar. No total, foram mais de R$ 240 mil investidos. 

Com informações da ASN

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here