O processo de humanização no ambiente hospitalar propõe uma série de atividades integradas que visam uma mudança nos padrões de assistência ao usuário, tendo como foco o aprimoramento dos serviços prestados e a qualidade das relações interpessoais envolvendo profissionais, usuários, gestores e comunidade.

Com esse propósito, o grupo HumanizArte do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) proporcionou, em parceria com voluntários do Senac, a segunda edição do projeto ‘Momento da Beleza’, beneficiando pacientes e acompanhantes da unidade hospitalar.

Iniciativa está inserida nas ações do grupo HumanizArte do HUL, que neste projeto conta com a parceria do Senac.

O sorriso no rosto da acompanhante Jelcassia Nascimento após os alunos do Senac concluírem o corte do seu cabelo no final da tarde de ontem refletia bem a assertividade da iniciativa. “Eu gostei muito; nem imaginava que isso seria possível”, observou a usuária. “Estou aqui há um mês e dois dias e já estava com pensamento de cortar; com certeza foi bastante útil”, disse.

Para Jelcassia, a visita dos profissionais e alunos do Senac no ambiente hospitalar foi uma grata surpresa.

A iniciativa está inserida nas ações do grupo HumanizArte do HUL, que neste projeto conta com a parceria do Senac. “O pessoal do grupo HumanizArte nos procurou e estamos aqui hoje realizando este trabalho, o que é motivo de muita alegria”, comentou Ilda Carvalho Souza Santos, instrutora do Senac da área de beleza.

“Oferecemos vários cursos profissionalizantes e esta é uma oportunidade de além de realizar este trabalho social mostrar à comunidade o trabalho que proporcionamos”, disse.

Para a psicóloga do HUL e responsável pelo Núcleo de Atenção Psicossocial do hospital, Aline Alves Menezes, o HumanizArte utiliza a arte em torno do processo de produção de saúde envolvendo e contemplando usuários, colaboradores e gestores.

“Os acompanhantes acabam afastados do dia a dia, dos seus afazeres de rotina lá fora, então esse momento termina contribuindo para a melhoria da autoestima”, observou. “É uma oportunidade de olhar para si, o que acaba refletindo internamente”, avaliou. “Ressalte-se também o protagonismo e envolvimento do pessoal da Residência Multiprofissional em toda essa ação”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here