Conscientização e prevenção foram as pautas trazidas pela Unidade Básica de Saúde Padre Almeida, em parceria com a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe (Cercos), na Colônia Treze.

Na última quinta-feira (17), foi realizada na comunidade a Noite Rosa, referente ao mês dedicado a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, considerada a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo.

Pela primeira vez, UBS recebe a ‘Noite Rosa’.

Durante o evento, foram oferecidos serviços de cadastramento para o exame de lâmina, com leitura feita na hora; consultas médicas; práticas integrativas, como massagem e auriculoterapia; aferição de pressão arterial e de glicemia; entre outros. 

Conscientização

A gerente da UBS da Colônia Treze, Andreia Marques, afirma que esta é a primeira vez em que a ação acontece pela noite, com o objetivo de atender às mulheres que não podem vir pelo dia por conta do trabalho.

Gerente da UBS da Colônia Treze, Andreia Marques, explica a novidade do evento.

“Muita gente que não tem o hábito de vir à unidade de saúde aproveita um momento como esse para vir até aqui. E é muito importante que aconteça pela noite, porque a gente mora em uma comunidade que é do interior, muitas pessoas trabalham e não têm a oportunidade de estar aqui durante o dia. Então, a gente acaba conquistando aquele paciente que pode ter algum problema e ainda não foi diagnosticado”, explica.  

A gerente de recursos humanos da Cercos, Lidiane Oliveira, conta que a companhia promove anualmente um evento de mobilização da comunidade para lembrar da importância de realizar o exame de câncer de mama, com o objetivo de que a doença seja descoberta precocemente para que o paciente seja tratado o mais rápido possível e, assim, aumentar suas chances de cura.

Lidiane conta que a Cercos promove anualmente um evento de mobilização da comunidade para lembrar da importância do exame de câncer de mama.

“Chamamos a atenção também para o autocuidado que resulta em mais disposição para trabalhar, passear, porque a saúde repercute em todas as áreas da vida. Quanto mais você consegue se sentir bem consigo mesmo, mais conseguirá se sentir melhor e feliz”, afirma.

Cuidados

O massoterapeuta Valdevino dos Santos foi um dos voluntários que atenderam os pacientes na UBS e disse que a massagem é uma oportunidade para aliviar o estresse do dia-a-dia, que muitas vezes resulta no travamento dos músculos e que, por isso, precisam ser trabalhados.

O massoterapeuta, Valdevino, costuma atender a comunidade com frequência, através da Cercos.

Maria da Costa, que recebeu o atendimento disse que amou o resultado. “Era bom que viesse toda semana. Já recebi massagem outras vezes, mas sempre acabava levantando do mesmo jeitos”, disse exaltando o trabalho de Valdevino que costuma atender a comunidade com frequência, através da Cercos.

Também foram ofertados serviços estéticos como limpeza e hidratação de pele com o objetivo de eliminar as células mortas que se acumulam nos poros durante o dia-a-dia. Neilde Maria de Araújo, uma das voluntárias que estavam realizando o tratamento de beleza, disse que os produtos utilizados são naturais, com ingrediente a base de flores, frutas e legumes.

Durante a Noite Rosa, foram oferecidos tratamentos de beleza.

“Estamos cuidando tanto da estética da mulher quanto do homem, deixando a pele macia e hidratada e dando a oportunidade para que todos saiam com a sensação de uma pele mais limpa”, disse outra das voluntárias, Ubiracira Monteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here