Diante da falta de um estoque suficiente no Hemocentro de Sergipe, principal banco de sangue do estado, o deputado estadual lagartense Ibrain Monteiro (PSC) quer fomentar a doação de sangue por parte da sociedade. Por isso, ele apresentou um Projeto de Lei, que já tramita da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) e que tem o objetivo de conceder benefícios aos doadores regulares.

Ibrain: Nossa intenção é salvar vidas

Segundo o texto, se aprovado, os doadores voluntários de sangue terão direito a: atendimento prioritário e ao uso de caixas preferenciais em agências bancárias, serviços públicos e privados, no Estado de Sergipe, além do direito à meia-entrada (50% do valor efetivamente cobrado pelo ingresso) em eventos culturais, esportivos e de lazer, realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações direta e indireta do Estado.  

Ainda de acordo com a proposta, para receber o benefício, o doador voluntário de sangue terá que realizar, pelo menos, três doações (homens) e duas doações (mulheres), no período de 12 meses antes de sempre pleitear o benefício. Com isso, Ibrain frisou que pretende beneficiar pacientes com anemias hereditárias e em tratamentos oncológicos, que precisam de transfusões sanguíneas frequentes.

“Nossa intenção é puramente salvar mais vidas e valorizar esse cidadão que faz doações voluntárias. Penso no lado social do problema. Precisamos aumentar o número de doadores e garantir a reposição do estoque do HEMOSE que precisa atender a essa grande demanda”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here