Pela quarta vez, o grupo de teatro lagartense ‘7Panos Coletivo de Artes Integradas’ se apresentou no Festival de Artes de Tobias Barreto (TobiArte) que está em sua décima edição e comemorou a emancipação política do município. 

O coletivo encenou a peça ‘Mil Noites Doloridas na Vida de Dolores’ do gênero Commedia Dell’arte, abordando a exploração sexual e o abuso de crianças e adolescentes. Na história, a protagonista é uma jovem de 14 anos que, apesar das adversidades da vida, da sensação de incapacidade, medo e insegurança que a situação passada por ela traz, a jovem continua mantendo a esperança.

Grupo volta a se apresentar em Tobias Barreto pela quarta vez.

O nome da peça também faz referência ao livro persa “As mil e uma noites”, em que Sheherazade poupa sua vida contando histórias ao rei Shariar, que após ser traído por sua esposa e matá-la, decidiu que passaria todas as noites com uma mulher diferente e que a mataria na manhã seguinte. 

A apresentação do grupo artístico lagartense aconteceu na noite do último sábado (26), na Praça do Cruzeiro, em Tobias Barreto. 

Festival comemora a emancipação política de Tobias Barreto.

Benício Júnior, um dos integrantes do 7Panos, disse que o público sentiu e abraçou a peça. “A praça silenciou, o pessoal que passava na Avenida parava para assistir”.  Ele também disse que foi tudo muito emocionante, já que foi em Tobias Barreto onde o coletivo realizou uma de suas primeiras apresentações. 

Commedia Dell’Arte

O gênero surgiu entre os séculos XV e XVI, durante o período do Renascentismo, na Itália. Posteriormente, o modelo chegou a França com o nome de Comédia Italiana e perdurou até o século XVIII. 

Uma das diferenças desse gênero para os que existiam até então, é o seu caráter popular, se opondo ao erudito. Também é conhecido pelo fato de ser itinerante, ou seja, a companhia teatral se apresentava em praças públicas e ruas de diversas cidades. As apresentações chegavam a seguir um roteiro, mas que não era muito fechado, permitindo aos atores a improvisação e espontaneidades durante suas apresentações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here