Foi realizado esta semana o primeiro exame de endoscopia digestiva no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS). A realização do procedimento marcou o início do Serviço de Endoscopia e Videocolonoscopia do HUL, que será ofertado inicialmente para  pacientes internos da unidade hospitalar.
A instalação do novo serviço é importante para o HUL por ampliar a oferta de exames de maior complexidade em atendimento à demanda de usuários de Lagarto e região, que recorrem no dia a dia ao atendimento de urgência e emergência do hospital.
Iniciativa contribui também para a formação de residentes e estudantes de graduação do HUL.
“O serviço vai beneficiar e impactar de maneira positiva a saúde dos usuários, inicialmente com a realização de exames diagnósticos e futuramente terapêuticos”, ressalta dra Clarissa Ribeiro Villar Sena, endoscopista da unidade hospitalar. “É uma honra e estou feliz em poder participar da inauguração do serviço e desta equipe junto com Dra Ingrid Puig e Dra Lívia Teles, e sob a liderança da Keila Lisboa e Paula Viviane, e dos professores Fernando Every e Manoel Cerqueira Neto”, pontuou.  
A iniciativa contribui também para a formação de residentes e estudantes de graduação do HUL, considerando a condição de hospital-escola da unidade hospitalar, permitindo assim maior integração entre ensino, pesquisa e atenção à saúde.
“Modernos, com elevada definição e percepção das imagens, os equipamentos permitirão melhorar o cuidado aos pacientes, como também um melhor aprendizado dos médicos residentes e estudantes de graduação em Medicina da UFS Lagarto”, observa o professor Fernando Every, gerente de Ensino e Pesquisa do hospital e presidente da Sociedade de Gastroenterologia de Sergipe.
“A endoscopia digestiva é de grande importância para o diagnóstico de diversas doenças, como tumores, inflamações (esofagite, gastrite, colite), investigação de sangramentos e realização de diversos procedimentos terapêuticos (tratamento de varizes esofagianas, retirada de corpo estranho, hemostasia de sangramentos, dilatação de estenoses – endoscopia alta), entre outros”, explica o professor Every.
A chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do hospital, Paula Viviane, também ressaltou a importância da iniciativa para a instituição e público usuário. “É um sentimento de realização contribuir para a implantação e oferta de um serviço público especializado”, destacou. “E assim poder atender o nosso público usuário com esse diferencial em termos de exames de apoio diagnóstico e terapêutico”, observou.
Para viabilizar o Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do HUL foram investidos recursos na compra de equipamentos como sistema de videoendoscopia, videogastroscópios adulto e pediátrico, videocolonoscópio adulto, videoduodenoscópio adulto, além de máquina higienizadora de endoscópios, provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), via Ministério da Educação, e de emenda parlamentar viabilizada pelo deputado Fábio Reis.
Fonte: Ebserh

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here